Quando falamos em cultura pop nos lembramos de várias coisas. Isso é normal, até porque, a cultura pop está por toda parte. Ela é percebida ao se ouvir uma música, assistir televisão, jogar um jogo, ir ao cinema, a um show, teatro, enfim. Ela é aquilo que estamos vivendo.
O ano passado foi um ano ruim para o mundo todo. Mas 2021 veio para mostrar que mesmo enfrentando uma pandemia, a cultura pop pode surpreender. Nesse ínterim, em 2021 aconteceram várias coisas que ninguém estava esperando.
Geralmente, a cultura pop tem algumas categorias, como por exemplo, entretenimento com filmes, música ou TV, esportes, notícias, política, moda e tecnologia. Cada pessoa pode ter sua categoria preferida. E o que não se pode negar é que em 2021 tiveram vários momentos que marcaram a cultura pop. Mostramos alguns deles aqui.
1 – Entrevista Real
Tudo que envolve a família real britânica atrai a curiosidade do mundo todo. E não foi diferente com a famosa entrevista de príncipe Harry e Meghan Markle com a apresentadora Oprah Winfrey. Ela foi um dos eventos televisivos mais assistidos da década. Com toda certeza foi um marco que ficará para sempre na cultura pop.
Na entrevista, o casal falou sobre seu casamento, filhos, como era a vida no palácio, pensamentos suicidas de Meghan e até indagação do quão escura seria a pele do primogênito do casal.
Uma frase emblemática da entrevista é a pergunta de Oprah para Meghan: “Você estava em silêncio ou você foi silenciada?”.
2 – Bernie Sandres
Pelo nome muitas pessoas podem nem saber quem é esse homem. Contudo, ele se tornou um dos maiores memes de 2021. O homem estava sentado sozinho na posse de Joe Biden, o novo presidente dos EUA, com braços e pernas cruzados. Na foto viral, Sanders parece estar entediado. Na época o meme dele explodiu por toda internet.
3 – Corrida espacial
Desde a década de 1960 a corrida espacial é uma questão bem importante. Assim, em 2021, ela voltou com tudo à tona por conta dos bilionários Jeff Bezos e Richard Branson. Os dois estavam em uma corrida para ver quem iria primeiro para o espaço.
A disputa foi vencida por Branson, executivo-chefe da Virgin, que saiu da atmosfera terrestre no dia 11 de julho. Já Bezos foi ao espaço nove dias depois com a Blue Origin. Óbvio que todo o mundo acompanhou essa corrida que foi um grande marco para a cultura pop e mundial.
4 – Divórcio de Kim Kardashian e Kanye West
A família Kardashian fez e ainda é um verdadeiro marco na cultura pop. Justamente por isso que elas sempre estão na mídia e quase tudo que acontece com elas vira notícia.
Não foi diferente com o divórcio de Kim e Kanye. O rapper tweetou várias coisas bem pesadas sobre Kim e sua família, chegando até a dizer que ele queria que ela tivesse abortado a primogênita do casal. As polêmicas ficaram ainda piores e o anúncio de separação veio em fevereiro.
Mesmo depois de separados, o divórcio ainda está dando o que falar com Kanye implorando Kim para voltar com ele.
5 – Visual de Billie Eilish
Billie pode ser considerada por muitos a cantora da sua geração. Desde que ela surgiu, Billie usava roupas bem largas e cabelos coloridos. Justamente por isso que seu ensaio fotográfico para a Vogue britânica chocou todo mundo e foi um verdadeiro marco na cultura pop.
No ensaio, Billie apareceu com roupas no estilo pin-up, glamourosa e com cabelos loiros. O post de uma foto do ensaio ultrapassou um milhão de curtidas em apenas seis minutos.
Embora a cantora sempre tenha levantado a bandeira de que as pessoas podem e devem se vestir do jeito que quiserem, essa “mudança de visual” feita para um ensaio deu o que falar em 2021.
6 – Cargueiro no Canal de Suez
Outro marco da cultura em 2021 foi o cargueiro que ficou preso no canal em março desse ano. O canal é uma hidrovia artificial que liga o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho. Por isso, ele é uma das rotas marítimas mais utilizadas no mundo.
Quando esse navio de contêineres gigante ficou preso ele bloqueou o tráfego durante cinco dias. Nesse período, todos os jornais noticiaram o incidente. Ao todo, foram necessárias 800 pessoas para liberar o navio. Ademais, esse incidente causou um bilhão em perdas financeiras, além de render vários memes.
7 – Lil Nas X
O cantor definitivamente foi um marco na cultura pop em 2021. Tudo começou com o lançamento do clipe de “Montero (Call Me by Your Name)”. O clipe é cheio de referências e alfinetadas, além de ter Lil Nas X dançando no colo do demônio. Isso fez com que o clipe se tornasse um sucesso instantâneo.
Além disso, ele seguiu deixando sua marca com sua gravidez fake para dar a luz ao seu primeiro álbum.
8 – Friends: The Reunion
“Friends” é uma das séries mais amadas do mundo. Esse ano, depois de 17 anos do episódio final ir ao ar, em 2004, o elenco se reuniu para relembrar os momentos que viveram enquanto gravavam a sitcom.
Essa reunião não foi um marco apenas para os fãs da série, ela deixou sua marca na cultura pop no geral. Inclusive inspirou outros elencos a fazerem o mesmo.
9 – Free Britney
Esse ano também foi um marco na vida de Britney Spears, que há 13 anos estava sob uma tutela comandada por seu pai. Nesse tempo, ela foi forçada a trabalhar à exaustão, tomar remédios e não tinha acesso ao seu próprio dinheiro ou redes socais.
Em 2021, finalmente a tutela foi revogada e a Princesa do Pop ficou livre. Claro que tudo isso também só foi possível graças ao movimento #FreeBritney, que sempre ressaltava o mal que a tutela estava fazendo à cantora. Assim como tudo envolvendo Britney, esse fato é com certeza um marco na cultura pop.
10 – Saúde mental nos esportes
Estamos em um tempo que muito se fala sobre saúde mental e sua importância. Para reforçar ainda mais essa discussão, Simone Biles, a ginasta americana mais condecorada de todos os tempos, trouxe a pauta quando se retirou da final disputada por equipes femininas nos Jogos Olímpicos de Tóquio por causa da sua saúde mental.
Além de Biles, a tenista vencedora do Grand Slam, Naomi Osaka, fez um movimento parecido e se retirou do Aberto da França, quando os organizadores não deixaram que ela não participasse das coletivas de imprensa depois dos jogos.
Vários atletas mostraram seu apoio às duas. Essa retirada da atleta e o assunto de saúde mental no esporte foi um grande marco na cultura pop e na cultura do esporte como um todo.
Fonte: MSN
Imagens: Claudia, O Globo, NY Times, Correio 24 horas, Correio Braziliense, HBO Max, Lab dicas jornalismo