O que acontece quando alguém coloca um pepino próximo a um gato?

POR Mateus Graff    EM Mundo Animal      01/08/16 às 20h04

Se você acha que é engraçado colocar um pepino perto de um gato, fique você sabendo que isso não tem graça nenhuma. Alguns gatos quase morrem de susto quando se deparam com um cilíndrico legume verde. Apesar de ser engraçado, essa situação na verdade não é nada engraçada para os animais, até porque, quem gosta de levar susto?

A revista National Geographic publicou uma matéria relatando os motivos da reação dos gatos e as implicações que a situação pode causar ao animal. O especialista em comportamento de gatos da Universidade de Bristol, John Bradshaw, conta que esse tipo de vídeo são convites para outras pessoas fazerem o mesmo com seus gatos e que essa situação causa um grande estresse ao animal.

dimitri-gif

Os gatos, mesmo que os domésticos, ainda tem o instinto selvagem, tanto que sempre caçam insetos, e em alguns casos, chegam a deixar um bicho morto em camas, mostrando que gosta do dono. Alguns veterinários afirmam que não há nada de muito especial no pepino. Provavelmente, os gatos desses vídeos assustariam com qualquer outro objeto desconhecido. Na verdade, os gatos se assustam porque são pegos de surpresa por um objeto que nunca viram e que foi colocado em um local que eles julgam como seguro. Na maioria dos vídeos, os animais estavam comendo, que esse é um momento em que o animal está relaxado e se sente seguro.

giphy (1)

Alguns especialistas ainda dizem que algo verde no chão, uma coisa incomum, pode ser associado pelo gato com uma cobra, um predador. Logo, o salto que os gatos dão é uma reação natural para buscar uma distância segura e avaliar a situação. Então, o mais aconselhável é nunca fazer esse tipo de brincadeira com o seu animal de estimação, se é que podemos chamar isso de brincadeira. Gatos assustados podem soltar um cheiro horrível, produzido por uma glândula próximo do ânus, que indica que ele sente perigo, segundo o site PEA (Projeto Esperança Animal). Existem relatos na internet de gatos que morreram ao levarem um grande susto, porém isso nunca foi confirmado por especialistas. No vídeo abaixo, veja alguns vídeos dos gatos se assustando com pepino:

Então, o que nós da Fatos Desconhecidos temos a dizer para vocês é para nunca deixar seu gato estressado, e o efeito pode se prolongar por um tempo, além de ter o perigo de saltar e se machucar.

E aí amigos, já sabiam o que acontecia se colocar um pepino perto de um gato? Comentem!

Via   Uol     Globo  
Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+