Já fazem seis anos desde que o Brasil adotou um novo padrão de tomadas e plugues elétricos, mas até hoje o terceiro pino é um problema para diversas pessoas que não tem as casas equipadas ou compram equipamentos incompatíveis com as tomadas. Para fugir dos problemas, uma solução encontrada por muito gente é a remoção do terceiro pino.

Por mais que muita gente não aprove a existência do terceiro pino nas tomadas dos aparelhos eletrônicos, ele tem uma função importante na padronização de todos os equipamentos fabricados e vendidos no Brasil. Atualmente, existem apenas dois tipos de plugues, ao invés dos doze antes da padronização.

Além disso, o terceiro pino serve para fazer o aterramento do equipamento. Chamado de Pino Terra, ele serve para isolar as cargas de energia que não são aproveitadas pelos eletrodomésticos. Por meio desse aterramento, os riscos de curtos e choques diminuem.

Para que serve o terceiro pino?

Publicidade
continue a leitura

1

Em algumas regiões, a rede elétrica não tem estabilidade e fugas de tensão podem acontecer com frequência. Nessas situações, o terceiro pino faz a sua função de fio terra e evita que a energia excedente vá para o equipamento. Assim, ele fica desmagnetizado e sofre menos riscos de problemas.

Nas redes menos estáveis, a energia pode escapar pela tomada e ficar armazenada nos dispositivos metálicos, o que provoca choques inesperados apenas com o toque em alguma parte do equipamento. O terceiro pino também evita que uma tensão elevada seja enviada para os aparelhos, servindo como protetor.

Publicidade
continue a leitura

O pino pode ser arrancado?

2

Mesmo com a padronização das tomadas, ainda existem equipamentos que são fabricados e vendidos com apenas dois pinos, pois não precisa de aterramento. Nos que têm a necessidade do pino para aterramento, no entanto, há riscos.

Publicidade
continue a leitura

Apesar de não impedir o funcionamento dos aparelhos eletrônicos, os riscos de choque e queima de peças e componentes é constante. Se você remove o terceiro, está cortando a função de aterramento e deixando o equipamento suscetível a variações de carga e risco maior de ter um problema com a queda de um raio, por exemplo.

Sendo assim, é importante que o terceiro pino seja mantido nas tomadas e conectados a rede elétrica. Além disso, é essencial que as instalações elétricas de cada tomada estejam aterradas, para que o pino cumpra sua função. No caso de escolher adaptadores, é preciso checar o adaptador para saber se ele permite o aterramento do fio ou apenas anula a sua existência. No segundo caso, você ainda corre riscos.

Publicado em: 01/08/16 22h04