Ciência e TecnologiaCuriosidadesMundo Animal

O que acontece se cortarmos o bigode de um gato?

0

Os felinos tem algumas características bastante marcantes no que diz respeito aos seus representantes. Olhos penetrantes, pelos de coloração variada, garras afiadas, dentes vorazes, bigodinhos.

Mas qual seria a função daqueles protuberantes pelinhos que envolvem a boca e as narinas dos felinos? E o que aconteceria se esses pelinhos fossem retirados?

Abaixo iremos lhes contar tudo isso e já de antemão informamos que não se deve de modo algum fazer essa crueldade de retirar os bigodinhos dos gatinhos. Voce vai entender:

O nome dado ao conjunto de 12 fios sensoriais espalhados entre os lábios superiores, bochechas, olhos e queixo, são chamados de vibrissas e são responsáveis pela autoestima dos gatinhos.

O bigode, dos felinos, fazem parte da estrutura de seu sistema sensorial e agem como uma espécie de radar,  e ajudam-nos a se orientarem e lhes dão noção de distanciamento e espaço. E ao serem cortados, acabam projetando no gato uma série de sensações negativas, entre elas a insegurança, e a falta de direcionamento. Ele perde a capacidade de saltar com precisão, e sua locomoção mesmo se torna bem mais cautelosa, devido a ausência desse senso de direção proveniente da ausência dos pelinhos.

Assim sendo, quanto maior os pelos do bigode dos felinos, maior sua capacidade de percepção sensorial, levando inclusive a felinos maiores como leopardos ou guepardos a conseguirem identificar se alguma presa após algum ataque estão vivas ou mortas.

BIGODE-GATO

Os pelos do bigode dos gatos também estão relacionados ao humor do gato, se postulando de modo mais sutil ou mais arrepiados de acordo com o modo que os bichanos estão se sentindo.

Fique de olho no seu pet!

tumblr_mm8ywvPO151s8dwazo1_400

6 coisas que seu microondas pode fazer e você não sabia

Artigo anterior

Por que as mulheres tiram foto fazendo biquinho? A ciência finalmente conseguiu responder!

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido