Curiosidades

O que aconteceria se alguém fosse engolido por uma baleia?

0

O que Pinóquio e o Jonas, da Bíblia, têm em comum? Além de serem personagens icônicos, ambos passaram pela mesma experiência: foram engolidos por uma baleia. Sim, sabemos que os casos desses personagens devem ser tratados como ficção. E até ontem tratávamos como tal, porém, acontecimentos recentes mudaram o rumo de nossos pensamentos.

No ano passado, para quem não se lembra, um mergulhador sul-africano foi engolido por uma baleia na cidade de Porto Elisabete, na África do Sul e neste ano duas garotas norte-americanas quase vivenciaram o mesmo drama. As histórias de Pinóquio e de Jonas podem até ser ficção, mas os fatos que acabamos de citar nos fez pensar o que realmente poderia acontecer se uma pessoa fosse engolida por uma baleia.

Na boca da baleia

Basicamente, qualquer pessoa que fosse engolida por uma baleia-azul morreria de politraumatismo. Além disso, essa pessoa morreria ainda na boca do animal. Ou seja, nem teria a oportunidade de conhecer o interior da baleia. De acordo com especialistas, esses seres do mar são altamente criteriosos com a própria dieta. Geralmente, as baleias preferem se alimentar de pequenos peixes e crustáceos.

A boca de uma baleia-azul não é tão grande para um ser humano caber ali dentro sem ser esmagado quando fechada. Mesmo sendo um animal de grandes proporções, o esôfago de uma baleia-azul tem apenas 10 cm de diâmetro. Tal tamanho não permite a ingestão de qualquer coisa que seja muito maior do que uma laranja, por exemplo.

Outros animais bocudos

Além da baleia-azul, há também no reino animal outros seres que poderiam tranquilamente engolir um ser humano. A cachalote, baleia que pertence a outro grupo de cetáceos (Odontoceti), se alimenta de lulas-gigantes. Algumas dessas lulas chegam a atingir 18 m de comprimento. Portanto, teoricamente, uma cachalote poderia, sim, engolir um ser humano.

Aquele que for engolido por uma cachalote, provavelmente, irá morrer asfixiado na primeira das quatro câmaras que envolvem o estômago do bicho. E, em seguida, será digerido pelas enzimas do animal.

E em terra firme? Existem animais capazes de tal feito? Sim, o crocodilo é um deles. O réptil poderia abocanhar, mas engolir um ser humano de uma só vez seria complicado. Nos maiores exemplares, a cabeça não passa de 45 cm. Portanto, seria difícil um ser humano passar inteiro pela boca. E é por isso que esses animais, antes de ingerir qualquer presa, as dilaceram.

A sucuri é outro exemplo. Pítons e sucuris já foram flagradas devorando grandes animais. Há registros dessas cobras engolindo, e de uma só vez, bezerros, antílopes, jacarés e capivaras de até 55 kg. E se engolem animais de grande porte, também é provável que engula um ser humano inteiro. E se a pessoa for magra e baixa, melhor ainda.

Vale lembrar que, no caso específico das cobras que acabamos de citar, a presa em questão, antes de ser engolida, estaria morta. Essas cobras costumam matar suas presas asfixiadas por esmagamento. Nesse processo, vários ossos se deslocam.

O ambientalista Paul Rosolie, em 2014, vestiu uma armadura de carbono e tentou ser engolido por uma cobra de seis metros. O profissional, na ocasião, queria ser engolido vivo por uma anaconda. O objetivo de Rosolie era filmar o interior do animal e transmitir o feito pela televisão, para o mundo inteiro.

Batman com Robert Pattinson vem aí: relembre 7 curiosidades sobre o herói

Matéria anterior

Youtuber morre em acidente poucos dias após comprar moto nova para o seu canal

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.