O que aconteceria se o sol desaparecesse?

POR A redação    EM Mistérios & Horror      21/07/15 às 15h22

Você já imaginou o que aconteceria se o Sol simplesmente desaparecesse ou deixasse de existir? Bom, só saberíamos disso após 8,25 minutos, devido a distância que ele está. E com certeza a escuridão seria um dos menores problemas.

Se o sol fosse "desaparecesse", o efeito gravitacional deixaria de existir. Os objetos "amparados" pela energia da gravidade se moveriam de uma forma independente, em linha reta e velocidade constante. Assim, todos os planetas, cometas, asteroides, grãos de poeira, etc, seriam tirados dos seus lugares e chegariam muito próximos uns dos outros, podendo colidir em órbita instável.

Mas o pior ainda está por vir: se o sol desaparecesse, iria junto com ele o campo magnético que protege todo o nosso sistema solar. Esse campo que se chama heliosheath - camada da heliosfera - protege o planeta da radiação e das partículas que vêm de fora do nosso sistema solar. Estaríamos sem proteção alguma.

Relação com a Terra

Silhouette woman beach

A luz solar é indispensável para a manutenção de vida na Terra, sendo responsável pela manutenção de água no estado líquido, condição indispensável para permitir vida como se conhece, e, através de fotossíntese em certos organismos (utilizando água e dióxido de carbono), produz o oxigênio (O2) necessário para a manutenção da vida nos organismos dependentes deste elemento e compostos orgânicos mais complexos (como glucose) que são utilizados por tais organismos, bem como outros que alimentam-se dos primeiros.

A energia solar também pode ser capturada através de células solares, para a produção de eletricidade ou efetuar outras tarefas úteis (como aquecimento). Mesmo combustíveis fósseis tais como petróleo foram produzidos via luz solar — a energia existente nestes combustíveis foi originalmente convertida de energia solar via fotossíntese, em um passado distante.

Radiação

11

A radiação formaria auroras incríveis na atmosfera e junto com o campo magnético da Terra causaria problemas nos satélites em órbita e nas redes elétricas terrestres, assim como ocorre quando há uma erupção solar.

Tchau, Tchau vida

12

Com a ausência de energia solar, a temperatura não seria suficiente para sustentar água no estado líquido e, portanto, a vida não poderia mais existir durante esse período.

Catástrofe

13

A luz ultravioleta do Sol possui propriedades anti-sépticas, e pode ser utilizada no saneamento de objetos e água. Raios ultravioleta possuem um papel importante na produção de vitamina D no corpo humano, embora em excesso causem queimaduras solares. A luz ultravioleta é fortemente atenuada pela camada de ozônio, e portanto a quantidade de luz ultravioleta varia bastante com a latitude, sendo parcialmente responsável por várias adaptações biológicas em seres vivos, incluindo variações da cor da pele humana em várias regiões da Terra.

Frio congelante

14

Fora esses "probleminhas", tem os óbvios como: Seria insuportável viver na Terra por causa do extremo frio, algo em torno dos -20 ºC. A água congelaria. Ficaríamos consequentemente sem comida e por aí vai.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+