6 razões pelas quais você odiaria viver no século 19

POR Magno Oliver    EM Curiosidades      21/07/15 às 14h21

É fato que a nossa velha e conhecida Revolução Industrial trouxe progresso e muita evolução para o nosso cotidiano, se compararmos com o estilo de vida que temos nos tempos atuais.
Atire o primeiro dinheirinho quem não agradeceria por ter evoluído de uma economia de essência agrária e artesanal para um novo modelo de economia industrial que transformou bastante a sua vida. Em dias como o de hoje, em que têm-se players digitais de músicas, celulares e computadores, como seria a sua vida hoje com máquinas fotográficas antigas, porcelanas inglesas, máquinas pesadas e antigas de escrever e gramofomes para ouvir música, por exemplo?

Você trocaria a sua vida de smartphones, dispositivos touch screen e internet por uma vida no século 19? Veja algumas razões pelas quais você não iria curtir de jeito nenhum viver neste período da história.

1 - Em tempos de novas gerações que prezam pelo menor esforço, você não teria paciência com os textos da época e não saberia ler

livro-pele

Hoje, você tem a internet, os livros digitais, o Google, entre várias outras ferramentas, mas naquela época quaiquer um destes itens citados eram considerados um luxo para as mais altas classes(se existissem, claro). Um dado interessante é que em 1870, mais de 3/4 das pessoas não tinham acesso alguma à escola e apenas uma pequena porcentagem da elite tinha acesso ao básico da educação, a alfabetização.

Na África e na Ásia, por exemplo, esse índice era ainda maior, chegando a ultrapassar 90%. Nos anos 2000 para cá, a educação nas escolas já alcança mais de 80% da população mundial. Uma evolução enorme.

2 - Seria difícil ser mulher naquele período

6600145_kgA70

Viver no século 19 seria um estilo de vida muito complicado para você mulher que veio do pós anos 2000 em que muitos direitos e conquistas foram alcançados e a desigualdade entre gêneros tem ganhando espaço nos meios sociais. Acontece que em boa parte do mundo, perante a lei, a mulher não tinha direito algum. Usufruir de sua plena liberdade de expressão, ter uma casa própria, assinar documentos legais e até se divorciar era algo quase proibido naquele tempo.

Era tão absurda a situação para as mulheres que, em boa parte do mundo, a única coisa que elas tinham como função para sua existência, na visão da sociedade, era apenas arrumar um marido, casar-se e ter filhos. Basicamente. Para se divorciar, por exemplo, era necessário provar que o companheiro tinha complicado a situação de infidelidade cometendo incesto ou algum tipo de atitude bizarra ou de natureza que beirasse ao imperdoável.

3 - Diversão era quase um mito. A palavra que reinava era: trabalhar para sobreviver

image.scale.981.418

Hoje, as pessoas ainda podem trabalhar e ter uma graninha sobrando para comprar um celular de última geração, comer no restaurante novo que abriu na cidade, curtir um cinema com o garrinho e até fazer uma viagem, mas naquele período isso era considerado artigo de luxo. A palavra que reinava naquela época era uma só e em alto e bom tom: sobreviver. E uma simples atitude do seu café da manhã, hoje, era um dos atos mais valorizados pelos cidadãos médios nascidos naquele tempo, que era comer o pão.

De acordo com o historiador Christian Petersen, 80% dos gastos de uma família britânica iam para o pão. Cerca de 2/3 da faixa etária da classe média gastavam sua renda com alimentação, dos quais uma parcela ia para o tão sagrado alimento. Era praticamente trabalhar para comprar o pão e tentar sobreviver. Quem era mais pobre, nem isso conseguia comprar. As famílias mais carentes se alimentava de batatas, chá, açúcar e raramente um pouco de carne.

4 - Com o pouco de grana que você tem hoje, seria considerado uma pessoa rica diante de qualquer milionário do século XIX

Nathan-Mayer-Rothschild

Esqueça o dono do Facebook, Bill Gates, entre outros milionários que você conhece. No século XIX, o que você tem em conta no banco, hoje, seria considerado uma fortuna para aquele período. Os homens mais ricos do século 19 não tinham nada das coisas que você tem hoje. Você seria mais rico, por exemplo,  que Nathan Rothschild, um dos homens com mais fortuna de todos os tempos que era o mais rico do mundo em 1836, falecendo por conta de um furúnculo na parte inferior das costas.

Se juntasse todo o dinheiro dos homens mais ricos do século 19, não seria possível comprar nem o seu smartphone de última geração, sua tv de plasma, um notebook e até mesmo uma camisinha.

5 - Você morreria cedo, não teria conforto e sofreria bastante

The_Doctor_Luke_Fildes_crop

Sua vida seria um caos total. Você seria obrigado a viver sem celular, internet, ar condicionado, geladeira, wi-fi, tablets e aparelhos eletrônicos. Esqueça a imagem de vida de pompa de príncipes e rainhas. Em 1820, cerca de 75% da humanidade vivia com menos de um dólar por dia, você aguentaria essa situação? Era o mesmo que pegar você e colocar hoje em uma região extremamente pobre da África, só que 75% da população vivia nessas condições e não apenas uma região em especifico.

Sem contar que você praticamente teria que viver para satisfazer somente as suas necessidades básicas gastando 35% de seu tempo cultivando alimentos, 33% cozinhando e limpando, além de buscar água(17%) e 5% coletando lenha. Restaria apenas 10% de seu dia para qualquer outra atividade.

6 - Você não aguentaria viver em um ambiente de superpopulação

pre_urb_londres_revolucao_industrial

O século XIX foi um período em que o fenômeno das superlotações urbanas aconteceu com frequência. Imagina a sua cidade com o número de habitantes que possui triplicada? Seria isso que você iria encarar naquela época. O mundo viveu uma grande explosão habitacional entre 1801 e 1901. A população de Londres cresceu de um milhão para mais de seis milhões de indivíduos.

Espanha e Itália, por exemplo, viram suas populações quase dobrarem durante aquele período. Somado à grande quantidade de pessoas, há outro fator que impulsionaria a sua raiva que seria a grande quantidade de animais, como cachorros, cavalos, vacas, bois, entre outros.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+