Fotos incríveis e raras da 1° Guerra Mundial restauradas

POR A redação    EM História      11/08/14 às 19h12

Antes de ver as imagens é preciso aprender um pouco sobre esse conflito, então vamos lá. No dia 28 de julho de 2014 marcou 100 anos desde o inicio da primeira Grande Guerra, que começou em 1914 e acabou em 1918. O conflito começou com o assassinato de Francisco Ferdinando, o então príncipe do império austro-húngaro, durante uma visita a Saravejo (Bósnia-Herzegovina). O crime foi investigado, e o responsável era um jovem integrante de um grupo Sérvio chamado mão-negra, contrário a influência da Áustria-Hungria na região dos Balcãs.O império austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia com relação ao crime e, no dia 28 de julho de 1914, declarou guerra à Servia.

Com isso os países que tinham relações com cada uma das nações envolvidas se juntaram e formaram a Tríplice Entente (França, Império Britânico, entre outros) e a Tríplice Aliança, formada pelos chamados impérios centrais (Alemanha, Áustria-Hungria, Bulgária e o Império Otomano).

As batalhas aconteciam principalmente em trincheiras. Os soldados ficavam, muitas vezes, centenas de dias entrincheirados, lutando pela conquista de pequenos pedaços de território. A fome e as doenças também eram os inimigos destes guerreiros. Nos combates também houve a utilização de novas tecnologias bélicas como, por exemplo, tanques de guerra e aviões. Enquanto os homens lutavam nas trincheiras, as mulheres trabalhavam nas indústrias bélicas desenvolvendo munição e armamentos.

Em 1917 um fato histórico mudou o rumo da guerra : a entrada dos Estados Unidos no conflito. Os EUA entraram ao lado da Tríplice Entente, pois tinham acordos comerciais a defender, principalmente com Inglaterra e França. Este fato marcou a vitória da Entente, forçando os países da Aliança a assinarem a rendição.

Os derrotados tiveram ainda que assinar o Tratado de Versalhes que impunha a estes países fortes restrições e punições. A Alemanha teve seu exército reduzido, sua indústria bélica controlada, perdeu a região do corredor polonês, teve que devolver à França a região da Alsácia Lorena, além de ter que pagar os prejuízos da guerra dos países vencedores. O Tratado de Versalhes teve repercussões na Alemanha, influenciando o início da Segunda Guerra Mundial.

A guerra gerou aproximadamente 10 milhões de mortos, o triplo de feridos, arrasou campos agrícolas, destruiu indústrias, além de gerar grandes prejuízos econômicos para todos os envolvidos.

Veja a galeria


Se você está navegando de um celular clique aqui para ver as fotografias

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+