Curiosidades

O que causa cabelo branco?

0

Você já se perguntou de onde vem o cabelo branco? Esse, que é o grande vilão do envelhecimento, encanta e repele diferentes pessoas, cada uma com a sua perspectiva.

Mesmo assim, é um fato definitivo. Eles vão existir no momento certo. Porém, enquanto alguns indivíduos aceitam serenamente a passagem do tempo, outros enfrentam uma batalha contra as rugas e, especialmente, os temidos cabelos grisalhos.

Agora, você já pensou na origem dos cabelos brancos? A ciência pode fornecer algumas respostas.

Embora seja comum acreditar que o estresse seja responsável pelos cabelos brancos, estudos revelam uma relação mais complexa do que se imagina.

Cabelo fica branco?

É importante compreender, em primeiro lugar, que os cabelos não “ficam” grisalhos. Após ser produzido pelo folículo capilar, o cabelo tem a sua cor definida e permanece assim.

A dinâmica é a seguinte: se um fio de cabelo começa com uma cor específica (seja castanho, ruivo, preto ou loiro), essa cor não muda naturalmente, a menos que seja alterada por tinturas.

No entanto, à medida que os folículos capilares envelhecem, produzem menos pigmentação. Consequentemente, à medida que os cabelos passam pelo ciclo natural de crescimento, morte e regeneração, é mais provável que adquiram tons grisalhos a partir dos 35 anos.

Via Freepik

O que causa cabelo branco?

Quando os melanócitos, as células responsáveis pela produção de pigmentos, cessam a produção do pigmento que confere cor ao cabelo (melanina), os cabelos começam a nascer brancos ou grisalhos. Esse processo de embranquecimento dos cabelos é natural e inevitável.

Consequentemente, à medida que os cabelos antigos ficam para trás e surgem fios novos, é mais provável que estes últimos sejam grisalhos, justamente pela diminuição na produção de pigmentos.

No entanto, o que acontece com os cabelos antigos? Eles permanecem na cor original em que foram produzidos, já que não sofrem alterações.

Assim, a aparência grisalha resulta da mistura entre cabelos pigmentados que permaneceram e cabelos sem pigmentação.

A maioria das pessoas com cabelos grisalhos experimenta esse fenômeno como parte natural do envelhecimento. No entanto, o momento e a extensão do embranquecimento são influenciados principalmente pela genética.

Além disso, em algumas ocasiões, o surgimento de cabelos brancos pode ser um efeito colateral de alguma condição de saúde, especialmente se ocorrer de forma prematura.

Doenças que contribuem

Enquanto isso, uma das condições que pode causar o surgimento precoce de cabelos brancos é a alopecia areata, uma condição autoimune na qual o sistema imunológico ataca os folículos capilares, resultando em queda de cabelo.

O cabelo que cresce novamente após a queda pode ser branco devido aos danos nos folículos.

O vitiligo também pode acelerar o embranquecimento do cabelo. Trata-se de uma condição em que há perda de pigmentação na pele, resultando em manchas brancas — e, em alguns casos, na despigmentação dos cabelos.

Ainda, vale destacar que a deficiência de vitamina B12 pode levar à despigmentação dos cabelos, causando o embranquecimento prematuro.

Estresse causa cabelo branco?

Via Freepik

Aqui temos outra dúvida comum sobre ter cabelo branco e muitos até mesmo usam esse ditado popular no dia a dia.

No entanto, a relação entre estresse e cabelos brancos é ainda mais complexa do que outras causas naturais.

Um estudo publicado na revista Nature revelou que o estresse desempenhou um papel significativo no embranquecimento dos pelos de ratos.

Isso pode ser atribuído ao fato de que o estresse acelera o envelhecimento biológico, contribuindo para esse processo. Em outras palavras, as evidências científicas indicam uma associação, porém ainda não há uma conclusão definitiva.

Estudos futuros podem fornecer uma compreensão mais aprofundada sobre esse fenômeno e nos ajudar a compreender se as emoções afetam, de fato, nossa produção de melanina.

Por enquanto, o estresse é apenas um dos fatores que podem influenciar o embranquecimento precoce do cabelo.

Outros fatores, como predisposição genética e ambiente, também desempenham um papel significativo.

 

Fonte: Canaltech

Imagens: Freepik, Freepik

Ansiedade da Geração Z no trabalho impulsiona indústria de US$ 27 bi

Artigo anterior

Eis o que acontece com o pulmão de quem fumou por 20 anos

Próximo artigo