Curiosidades

O que é a maçonaria e por que ela está rodeada de mistério e polêmica?

0

A maçonaria é uma organização filosófica, filantrópica, progressista e discreta, para não dizer muito misteriosa. Os vários grupos fraternos que formam a maçonaria remontam as guildas de pedreiros da Idade Média. Desde o começo da organização, os maçons diversificaram seus interesses e, hoje, são essencialmente organizações comunitárias voltadas à caridade e boa vontade para com a humanidade.

Entretanto, de vez em quando, a maçonaria volta às manchetes com todos os seus mistérios envolvendo os maçons e a suposta influência das elites que a dirige sobre a sociedade como um todo.

Entre os vários motivos para isso estão a antiguidade e a tradição de discrição desse grupo. Por isso, ela continua a despertar um interesse peculiar e uma curiosidade das pessoas do mundo exterior a ela.

Maçonaria

BBC

Ao todo, estima-se que existam seis milhões de pessoas ligadas à maçonaria no mundo todo. E descobrir a verdade por trás das tradições da maçonaria, e outros segredos maçônicos, tornou-se uma verdadeira obsessão para muita gente. No entanto, até hoje, o que realmente acontece dentro da maçonaria permanece um mistério.

Mas você já se perguntou o motivo de tantas polêmicas e mistérios envolvendo essa organização? Por que eles fazem reuniões secretas ou mesmo por que só homens podem participar da organização?

Reuniões secretas

BBC

Para quem não sabe, cada loja maçom se reúne oficialmente quatro vezes por ano. Eles fazem cerimônias de acolhida a novos membros. Tais reuniões podem ter, mais ou menos, uma hora de duração. O que a gente e ninguém sabe é o que mais eles fazem nesses eventos.

“A melhor maneira de explicar é que é como se fosse uma peça de teatro, em que todo o mundo tem um papel. O venerável mestre (um dos mais altos cargos nas lojas) é o ator principal, com a maioria das falas. À medida que você vai às cerimônias, tem de aprender coisas. Há perguntas para as quais precisa aprender as respostas”, disse um integrante da maçonaria britânica que preferiu ficar no anonimato.

Mas o que é dito? Mais uma vez, ninguém sabe. A maçonaria não gosta que seus integrantes fiquem por aí discutindo religião ou política. Porém, um dos requisitos para entrar na organização é a crença em um poder superior.

Segregação sexual

BBC

A organização separa os homens e as mulheres. No começo, as lojas maçônicas possuíam apenas homens. Foi apenas em 1908 que foi criada a primeira loja feminina, mas com um venerável mestre do sexo masculino. Depois disso, passou a ser integrada apenas por mulheres e tinha o veto à presença masculina, assim como existe o veto à presença feminina nas reuniões masculinas.

Anna é integrante de uma das poucas lojas maçônicas femininas britânicas e diz o seguinte: “fazemos os mesmos rituais (que os homens), as mesmas cerimônias, ainda que estejamos completamente separados”. Essa separação não é bem vista por todos os membros. Peter, um outro maçom britânico, diz que deseja que “a Grande Loja (britânica) se modernize completamente algum dia e permita que ambos os sexos se misturem”.

Lealdade ou nepotismo na maçonaria?

BBC

Os entrevistados foram questionados sobre os motivos que os fizeram entrar na maçonaria e eles citaram a “veia social” das lojas que contribuem com ações beneficentes comunitárias, e com o sentimento de lealdade e pertencimento.

“Gosto de confiar nas pessoas, sou muito leal, então esse tipo de coisa (ser parte da comunidade) me atraiu. Ao longo dos anos, você constrói relacionamentos, faz amigos e forma uma rede. Mas uso essa expressão com cuidado, porque essa rede não está lá para ser usada em seu benefício pessoal”, disse um deles.

Tanto que uma das características atribuídas aos maçons é a de que eles se valem das suas posições sociais para favorecer outros membros e a própria organização. No entanto, os maçons dizem que isso é um mito.

“Acho que no passado provavelmente houve casos de nepotismo e favorecimento, mas nunca soube de nenhum entre as maçons”, afirmou Anna.

Em diferentes momentos da história, a maçonaria foi acusada de conspirar e influenciar nos bastidores da política. Tudo isso são fatores que contribuem para que a organização seja rodeada de polêmicas e sempre esteja em voga de tempos em tempos.

Fonte: BBC

Imagens: BBC

Elenco da novela ‘Cheias de Charme’ se reúne e anima fãs

Artigo anterior

Gisele Bündchen e Tom Brady contratam advogados de divórcio

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido