Spoilers se tornaram um verdadeiro problema na internet. Para quem não conhece o termo, spoiler se refere a qualquer fragmento de uma fala, texto, imagem ou vídeo que se encarregue de fazer revelações de fatos importantes, ou mesmo, do próprio desfecho da trama de obras tais como filmes, séries, desenhos animados, animações, conteúdo televisivo, livros e videogames que, na maioria das vezes, prejudicam ou arruínam a apreciação de tais obras pela primeira vez.

A pessoa que solta os spoiler é conhecida como espoliador. Pode acontecer dos fatos serem divulgados de modo inconsciente, ao ser comentado por um indivíduo despercebidamente, numa conversa, dessa forma o espectador ficar frustrado. Quando as revelações são feitas intencionalmente, não é incomum que além de revelar o enredo as revelações sejam acompanhadas de comentários apreciativos ou depreciativos a respeito da obra.

Quem anda sofrendo muito com esse tipo de ação são os fãs de filmes da Marvel e os espectadores de Game of Thrones (GOT). Inclusive, episódios da quinta temporada vazaram na web antes mesmo de serem exibidos na televisão o que levará a uma avalanche de spoilers nas redes sociais. Para evitar que muitos fãs de filmes e séries não cancelem sua internet para evitar spoilers, nós reunimos a seguir algumas dicas para você conseguir de maneira efetiva, evitar boa parte dos spoilers.

Google patenteou um 'bloqueador de spoilers'

Publicidade
continue a leitura

23

Segundo a BBC, a gigante de tecnologia conseguiu a patente, para os Estados Unidos, de um "sistema e método para administrar spoilers de conteúdo" mas um representante do Google disse que nem todas as ideias patenteadas acabam virando produtos. Mas calma, existem alternativas.

Extensões para navegadores e aplicativos

Publicidade
continue a leitura

21

A extensão Spoiler Shield, que é para o Chrome e está baseada nos Estados Unidos, também tem um aplicativo para smartphone. O Spoiler Shield permite que os usuários filtrem as timelines de Facebook e Twitter ao selecionar as séries que os usuários querem bloquear. Além disso, também é possível usar o filtro para eventos esportivos.

O Tumblr Savior permite criar uma "lista negra" e uma "lista branca" de palavras-chave que, como o título sugere, o usuário sempre ou nunca quer ver no Tumblr.

Publicidade
continue a leitura

Apesar de o "botão mudo" oferecido pelo próprio Twitter apenas permitir bloquear um usuário específico, e não as hashtags ou palavras-chave, o Tweetdeck, ferramenta cujo dono é o próprio Twitter, tem configurações que permitem o usuário bloquear palavras ou frases específicas da timeline do Twitter.

O CommentBlocker funciona no Firefox e no Chrome e, como o nome já sugere, vai bloquear os comentários de sites que você escolher.

 

Publicado em: 14/04/15 17h53