Esportes

O que é VAR no futebol?

0

Se você assistiu a alguma partida de futebol importante nestes últimos meses, saberá que o jogo pode ter sido conduzido com a ajuda do novo sistema de arbitragem: o VAR (sigla para Video Assistant Referee, ou Árbitro Assistente de Vídeo, em português). Essas novidades tecnológicas, que têm beneficiado desde as apostas online até o próprio jogo dentro de campo, sempre despertam paixões e debates mundo afora. Mas, afinal, o que é o VAR?

O sistema de árbitro assistente de vídeo foi introduzido na Premier League inglesa, em 2019, para reduzir erros de arbitragem e acertar mais decisões. As maiores competições de futebol do mundo, incluindo a Premier League, Bundesliga, Eurocopa, Copa América e a Copa do Mundo da FIFA, já adotaram o VAR.

O que é VAR?

O VAR é um sistema de arbitragem auxiliado por tecnologia destinado a ajudar árbitros em campo a tomar decisões precisas durante momentos cruciais de uma partida de futebol.

A equipe do VAR monitora o jogo remotamente através de várias telas e tem acesso em tempo real às filmagens da partida por meio de vários ângulos de câmera. Normalmente, uma equipe do VAR consiste em um árbitro oficial, três árbitros assistentes de vídeo e um operador de replay de vídeo.

Ao contrário de outros esportes como hóquei ou críquete, onde o juiz ou jogadores precisam pedir revisões de vídeo para certas decisões, o VAR no futebol monitora continuamente o jogo e alerta automaticamente o árbitro em campo, caso considere que uma decisão errada possa ter sido tomada durante o curso de uma jogada.

No entanto, o VAR só pode intervir em quatro situações específicas em que um “erro claro e óbvio” ou “incidente grave perdido” possa ter ocorrido. Esses incidentes revisáveis ​​são:

Gols: verificar impedimentos, invasão durante penalidades e se a bola cruzou a linha.

Pênalti: verificar se houve contato dentro da área, se foi uma simulação ou se a falta errada foi marcada.

Cartões vermelhos diretos: revisar se a falta foi séria o suficiente para um cartão vermelho, se foi uma identidade equivocada ou se o jogador errado foi expulso.

Identidade equivocada: verificar se o árbitro expulsou o jogador errado.

Um árbitro em campo pode solicitar uma verificação do VAR somente após tomar uma decisão. Mesmo que o árbitro não solicite uma verificação do VAR, o sistema pode alertar o árbitro por meio de seu fone de ouvido se considerar que houve um erro óbvio.

Nesses casos, o juiz pode optar por mudar ou anular sua decisão com base na recomendação do VAR ou rever as filmagens do incidente em um monitor do lado do campo (revisão em campo). Em ambos os casos, a decisão final cabe ao árbitro em campo, enquanto o VAR pode apenas fazer recomendações e aconselhar.

O VAR no futebol

O uso da tecnologia no futebol sempre foi cercado de polêmica. Para alguns, é errado e vai arruinar o fator diversão do jogo. Outros acreditam que está correto e ajudará os árbitros em campo a tomar melhores decisões. Antes de analisar os pontos positivos e negativos do VAR, é preciso afirmar que esta tecnologia veio para ficar, pois as suas vantagens superam as suas desvantagens.

Pontos positivos do VAR

Melhor tomada de decisão

Uma decisão errada de um árbitro pode arruinar um torneio inteiro e até custar a carreira de um jogador. É por isso que é uma boa ideia ter ajuda extra. Com o VAR, impedimentos, faltas e validade de gols podem ser facilmente detectados. A tecnologia também analisa casos de erro de identidade ao conceder um cartão e possíveis infrações para cartão vermelho. Esses benefícios ajudam a melhorar a qualidade geral e a justiça das partidas de futebol.

Disciplina melhorada

Alguns jogadores tomam ações perigosas propositalmente quando sentem que o árbitro não está em condições de vê-las claramente. Ao mesmo tempo, outros mergulham desesperadamente na área na esperança de obter uma penalidade fraudulenta. Com a introdução da tecnologia VAR, os jogadores sabem que estão sendo observados de perto e que tal comportamento seria punido.

Pontos negativos do VAR

VAR não é perfeito

A decisão final num jogo de futebol cabe sempre ao árbitro central, independentemente do que o VAR sugerir. Em casos específicos, como impedimento ou mão na bola, usar o VAR é fácil. Porém, em casos subjetivos, como faltas, a interpretação das evidências de vídeo cabe ao árbitro principal, que ainda pode tomar uma decisão incorreta. Há quem acredite que o VAR gerou tanta confusão como ajudou a esclarecer.

Atrasos na partida

Discutir decisões com o VAR e analisar incidentes em um monitor consome tempo que deveria ser dedicado a jogar futebol. Embora o tempo seja adicionado, na maioria dos casos, nem sempre é isso é justo. Além de desperdiçar um tempo valioso de jogo, o VAR também quebra o ímpeto da partida, principalmente para o time que busca marcar, pois os jogadores têm que aguardar até que o juiz tome uma decisão.

Oceano descoberto embaixo da crosta terrestre tem mais água do que na superfície do planeta

Artigo anterior

‘Não os compre’, alertam especialistas sobre gatos bully XL: entenda

Próximo artigo