• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

O que há dentro de uma caixa preta de avião? Este homem decidiu abrir uma

POR Karen Batista    EM Curiosidades      04/07/16 às 14h35

Você não precisa ter viajado de avião para saber o que é e porque existe as famosas caixas pretas. Mas qual a sua real aparência, e o que existe em seu interior?

Nós aqui da Fatos, somos muito mais do que curiosos, e por isso não só levantamos a dúvida, como fomos também atrás dessa resposta, por que convenhamos, ficar só na curiosidade não é nada bacana, não é mesmo?

Bom, para responder estas questões vamos partir do princípio, e para isso vamos entender um pouco mais sobre o que é esse objeto e porque tanto sigilo e segurança o rodeia.

02

Primeiramente, se você assim como muitos de nós aqui da redação, acreditava que as caixas pretas de fato eram pretas, você não só errou como possivelmente também está desapontado. As caixas pretas, na realidade possuem um revestimento laranja fluorescente em seu interior, visto que a cor chamativa tente a facilitar a sua percepção.

E para que servem as caixas pretas afinal?

Esses objetos foram desenvolvidos para servir de "testemunha" em casos de acidentes, elas simplesmente são capazes de gravar uma série de informações de voo, como em qual velocidade o avião estava, o áudio da cabine e das conversas entre o piloto e a torre, o trajeto realizado, altitude e etc.

03

Ela serve como uma verdadeira fonte de informações, que tudo sabe, tudo vê e tudo registra durante um voo. Por isso, caso algum acidente aconteça, ela sempre é a primeira a ser procurada, visto que é através dela que respostas surgiram possibilitando não só criar uma reconstituição do acidente, mas também compreender o que o causou, gerando a devida punição a quem precisa e claro, deixando uma bela lição para que esse tipo de situação não mais ocorra.

Sem mencionar, que é praticamente essencial se explicar aos amigos e familiares de uma vítima o que foi que ocorreu com aquele ente querido. Por esse motivo, essas caixas podem ser consideradas praticamente indestrutíveis, uma vez que precisam suportar quedas altíssimas, elevadas temperaturas e qualquer outra situação que a aeronave pode ser submergida.

01

Por esse motivo, elas foram projetadas para suportar até 1.000 graus C, e forças de até 3400G.

Esse pequeno objeto tem um custo médio entre 30.000 e 45.000 reais, e não é comercializado livremente.

Bom agora que já entendemos um pouco mais a respeito do assunto, vamos ao que interessa, o canal do Youtube chamado "What's Inside?" gravou um vídeo que nos ofereceu o deleite de acompanhar a abertura de uma caixa preta. E claro, descobrir o que existe e como funciona o seu interior, visto que já sabemos que ela é super resistente.

No vídeo, os 5 primeiros minutos foram designados a explicar como essas caixas funcionam, e até mesmo aplicar uma demonstração desse  funcionamento.

Após esse tempo, o apresentador do canal, juntamente com seu filho, nos provam o quanto realmente pode ser difícil apenas abrir essas caixas. Seu exterior possui uma pesada camada de ferro, já no seu interior encontramos muito concreto e uma pequena proteção verde, que esconde/protege o que realmente importa: Um poderoso chip.

04

Esse pequeno chip é o que realmente importa, todo o demais material possua a unica finalidade de protege-lo . É nele que todas as informações são gravadas e podem ser mais tarde decodificadas. Essas caixas possuem a habilidade de emitirem um sinal para serem localizadas com mais facilidade.

Porém a emissão do sinal não garante a sua descoberta. A aeronave da Airfrance do voo 477, que sumiu misteriosamente com 228 pessoas abordo em 2009, por exemplo, exigiu quase 2 anos de busca pela caixa preta, que foi encontrada submersa no oceano a 600 milhas do nosso país.

Em todo caso, esse dispositivo que a principio se demonstra tão simples, se revela na realidade, bastante complexo e eficiente. E vocês queridos leitores, poderiam imaginar que era assim o interior de uma caixa preta? O que espera encontrar lá dentro? Conta pra gente aqui da redação, pelos comentários aqui em baixo!

Próxima Matéria
Via   natgeotv     gizmodo     howstuffworks  
Karen Batista
Tenho gostos de uma idosa que foi jovem na década de 70, me segue no Instagram, @karenbatis, prometo ser mais legal por lá do que sou na vida real. Beijos :)
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+