Curiosidades

O que muda com Elon Musk no comando do Twitter?

0

A compra do Twitter pelo bilionário sul-africano Elon Musk foi bem conturbada. Entre idas e vindas, o momento que ninguém realmente tinha certeza que aconteceria aconteceu. Depois de meses, o acordo de compra de 44 bilhões de dólares está completo.

Quem anunciou a novidade foi o próprio Musk através do seu Twitter. Ele mudou sua bio para “Chief Twit” e declarou “o pássaro está liberado”. Contudo, ainda não teve nenhuma confirmação oficial.

Como novo dono, supostamente o bilionário já demitiu o presidente-executivo Parag Agrawal, o diretor financeiro Ned Segal e o executivo jurídico e de políticas Vijaya Gadde. Além deles, o perfil do LinkedIn do presidente Bret Taylor sugere que ele não está mais na empresa. Agora a dúvida que fica é, como pode ser o Twitter de Musk?

Mudanças

BBC

Na quinta-feira, Musk postou uma mensagem bastante humilde se dirigindo a potenciais anunciantes. Ele falou em comprar o Twitter porque queria “tentar ajudar a humanidade” e disse que queria que “a civilização tivesse uma praça digital”. Além disso, Musk também aceitou que sua missão pode falhar.

Por conta do bilionário ter escrito especificamente para quem anuncia no Twitter, isso sugere que ele pretende pelo menos por enquanto manter seu modelo de negócios de publicidade digital.

Anteriormente, Musk tinha falado sobre querer diminuir a moderação, para que mais vozes possam ser ouvidas com mais liberdade. Isso porque a rede social é bastante acusada de favorecer mensagens liberais e de esquerda, o que ela nega.

Por conta disso, sob o comando de Musk, ele pode trazer de volta alguns dos tweeters mais controversos, banidos pelo governo anterior.

Mas tudo isso é incerto, já que o bilionário oferece uma visão mais restrita, dizendo que a plataforma deve permanecer “acolhedora”, deve obedecer às leis nacionais e não deve se tornar “um inferno livre para todos”.

Desde cedo nas negociações, Musk estava bem furioso com a quantidade de spam e contas de bots que ele acredita que poluem o site. No entanto, o Twitter sempre contestou essas alegações do bilionário e disse que esse número oficial é bem baixo.

Por conta disso, em sua administração ele poderia ordenar um abate em massa. Contudo, isso provavelmente afetaria o número de seguidores mais importantes de todos, tornando-se um primeiro movimento impopular.

Musk no comando

BBC

O ponto mais curioso até o momento pode ser a respeito da sua nova empresa ser o começo de “X”, o aplicativo de tudo. Musk nunca explicou muito a respeito desse conceito, mas várias pessoas sugeriram que ele está se referindo à criação de uma espécie de “super aplicativo” nos moldes do WeChat da China. Ele é um lugar único para mídia social, mensagens, finanças, pedidos de comida, ou seja, tudo.

Além disso, como Musk é apaixonado por criptomoedas e a Binance, a maior bolsa de criptomoedas do mundo, pode ser que no futuro o Twitter seja configurado para as empresas aceitarem pagamentos em criptografia.

Com tantas incertezas, o que se sabe de fato é que Musk é visionário, volátil, ambicioso e criativo. As mudanças irão acontecer com toda certeza. E alguns usuários do Twitter já estão dizendo que essas mudanças, começando pela liderança da rede social, irá afastá-los da plataforma.

Finalização do acordo

Globe echo

O vai e vem da compra do Twitter se estendeu por meses. Porém, no começo desse mês, a Justiça dos EUA determinou que o processo movido pelo Twitter contra Musk, depois que ele desistiu da compra da rede social, fosse suspenso. O objetivo da suspensão é permitir que ele tenha tempo para retomar a aquisição.

O processo ficará suspenso até o dia 28 de outubro até as 17 horas, no horário local. Nesse tempo, Musk deve encontrar formas de financiar a transação prometida. Em abril desse ano, ele chegou a um acordo para pagar 54,20 dólares por ação do Twitter, o que ao todo dá aproximadamente 44 bilhões de dólares.

A decisão de suspender o processo foi tomada pela juíza Kathaleen McCormick. Ela disse que, se o negócio não for concluído no prazo, um julgamento poderá ser marcado para novembro. Até lá, os advogados das duas partes, do Twitter e de Musk, encontrariam-se no tribunal no dia 17 de outubro.

Fonte: BBC

Imagens: BBC, Globe echo

Quem tem ensino superior tem cela especial quando é preso?

Artigo anterior

Linha Direta irá voltar em 2023 com Pedro Bial

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido