Curiosidades

Musk planeja cortar salários no Twitter e ganhar dinheiro com tuítes

0

Desde a última semana, a compra do Twitter pelo bilionário sul-africano, Elon Musk, tem sido notícia. A compra foi  feita no valor de 44 bilhões de dólares, o que é cerca de 214 bilhões de reais na cotação atual. Com isso, a companhia deixará de ter ações na bolsa de valores e se tornará de capital fechado.

Depois de ter comprado o Twitter, com certeza, o próximo passo de Musk é fazer com que essa compra valha a pena. Contudo, o Twitter não figura entre as redes sociais mais rentáveis. Tanto que, nos últimos dois anos, ele deu um prejuízo de 1,6 bilhão de dólares.

Além da publicidade, a principal fonte de renda do Twitter provém do licenciamento de dados, conhecido como “firehose”. Ele nada mais é do que a venda de dados públicos das redes sociais para empresas que analisam tendência, que dizem às marcas como elas estão sendo vistas pelo público, e como seus produtos e serviços são recebidos.

Nesse modelo, quanto mais usuários uma rede social tiver, melhor ele funciona. Justamente por isso que o Twitter tem uma desvantagem.

Rede social

Telegraph

Mas é claro que um bilionário não compraria uma rede social se ele não tivesse planos para fazer com que ela se torne mais rentável. Nesse ponto, de acordo com fontes, para os bancos que ajudaram a financiar a compra do Twitter, Musk disse que ele pode cortar salários dos executivos e do conselho da empresa. Isso será feito com a intenção de diminuir os custos e desenvolver novas maneiras de monetizar tuítes.

Ainda de acordo com as fontes, essa proposta foi dita enquanto Musk tentava garantir a compra da rede social. Nesse processo, a apresentação de compromissos bancários foi fundamental para que o conselho do Twitter aceitasse sua oferta.

Além disso, Musk também teve que convencer os bancos de que o Twitter conseguia produzir um fluxo de caixa suficiente para pagar sua dívida. Depois de tudo isso feito, o empresário conseguiu 13 bilhões de dólares, 64,3 bilhões de reais, em empréstimos garantidos e um empréstimo de margem de 12,5 bilhões de dólares, equivalente a 61,8 bilhões de reais, vinculado às suas ações da Tesla.

Twitter

Blog dogs

Sobre a eliminação dos salários dos diretores do conselho do Twitter, Musk tuitou a respeito dizendo que isso poderia gerar uma economia de aproximadamente três milhões de dólares, que são 14,8 milhões de reais. Além disso, segundo os registros corporativos, a remuneração baseada em ações do Twitter aumentou 33% de 2020 para 2021, sendo de 630 milhões de dólares.

Outro ponto que Musk disse aos bancos, segundo as fontes que pediram anonimato por ser um assunto confidencial, é que ele planeja desenvolver recursos que aumentem a receita dos negócios. Dentre eles, novas formas de ganhar dinheiro com os tuítes que tenham informações importantes, ou então que se tornem virais.

Uma das ideias é cobrar uma taxa quando um site de terceiros queira citar ou incorporar um tuíte de pessoas ou organizações verificadas.

Mudanças

Pplware

Já no começo do mês, Musk sugeriu várias mudanças no serviço de assinatura premium Twitter Blue. Algumas foram diminuir o preço, proibir publicidade e dar a opção de pagar na criptomoeda dogecoin.

Atualmente, o Twitter Blue custa 2,99 dólares, equivalentes a 14,80 reais, por mês. Como se todas essas possíveis  medidas e mudanças já não fossem o suficiente, Musk disse aos bancos que irá buscar políticas de moderação no Twitter que sejam tão livres quanto possível dentro das restrições legais de cada jurisdição. Esse foi um ponto que o bilionário também repetiu publicamente.

“Liberdade de expressão é a base do funcionamento da democracia, e o Twitter é a praça de discussão digital, onde são debatidos os assuntos vitais para o futuro da humanidade. Também quero tornar o Twitter melhor ao aprimorar o produto e acrescentando novos recursos”, disse Musk em um comunicado.

Fonte: R7

Imagens: Telegraph, Blog dogs, Pplware

Jojo Todynho fica brava com marido após ele esquecer de usar a aliança

Matéria anterior

Recicladores devolvem dinheiro de aposentada perdido no lixo

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos