Compartilhando coisa boa

O que o skate representa? Conheça curiosidades sobre a modalidade

skate
0

Para além do futebol, diversos outros esportes são responsáveis por manter a cultura de vários países. É o caso do skate, que, para quem não sabe, é filho do surfe, e surgiu nos anos 60, na Califórnia, nos Estados Unidos. Esse esporte é considerado uma das mais importantes manifestações sociais, e está presente em várias modalidades no mundo inteiro. Uma categoria que passou a ser disputada também nos Jogos Olímpicos e que tem diversas curiosidades.

Mas nem sempre foi assim. Na Noruega, as pessoas eram proibidas de comprar ou ter em posse um skate entre os anos de 1978 e 1989. O governo proibiu a comercialização devido ao número elevado de acidentes causados pela prática. Mas os skatistas deram um jeito e construíram rampas em florestas isoladas, até que o esporte voltasse a ser regularizado.

No Brasil, uma pesquisa de 2016 apontou que cerca de 8,5 milhões de skatistas estão espalhados em todas as regiões do país. Ela está presente em todas as classes sociais, mas com predomínio na C, D e E, que representam 74% dos praticantes. É sem sombra de dúvidas um esporte extremamente democrático.

Um dos principais motivos de sua grande popularidade pode ser descrito por não ter regras escritas nos espaços em que as pessoas praticam o esporte. Os locais se tornam um ambiente com aglomerado de jovens que podem se conhecer ou não, mas que mantêm o respeito e o convívio pacífico.

Em 1963, houve o primeiro registro de um campeonato de skate no mundo. Aconteceu justamente no estado americano onde surgiu. Foi um marco, já que as pessoas não andavam mais em cima de uma prancha sobre rodas.  Elas mostravam diferentes habilidades em várias disciplinas.

Por falar em rodinhas… Este acessório tem um capítulo interessante na história do skate. Isso porque, em 1950, começaram a ser produzidas em larga escala. O material era de metal. Os fabricantes perceberam que não funcionavam, e nos anos 60 criaram a rodinha de barro. A velocidade melhorou, mas a baixa aderência fazia com que o controle fosse complicado, além de não durar muito. Nos anos 70, apareceu Frank Nasworthy e inventou as rodas de uretano, o que mudou de vez a história.

A cultura do skate foi se popularizando, mas o divisor de águas aconteceu em 1999. Esse foi o ano em que Tony Hawk, um dos atletas mais populares da modalidade, participou do X 900° com duas voltas e meia no ar. Também naquele ano foi lançada a primeira edição do Games. Na edição, ele mostrou ao mundo, pela primeira vez, como se faz a manobra de game “Tony Hawk’s Pro Skater” para PlayStation, disseminando ainda mais a cultura em outros países.

É importante destacar que os praticantes de skate devem sempre estar com os equipamentos de segurança, seja para andar no bairro ou disputar uma competição. Escolher adequadamente suas roupas e utilizar tênis Vans podem aumentar sua performance!

Empresário é acusado de enviar caixão a primo com câncer

Artigo anterior

Brasileira de 4 anos entra para Mensa, “clube” de pessoas com alto QI

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido