Ciência e TecnologiaCuriosidades

O que realmente é a tripofobia? Conheça o transtorno das pessoas que tem medo de buracos!

0

Muito se fala de tripofobia mas pouco se explica. O termo surgiu em 2005. Essa doença ou condição não é reconhecida no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria ou da literatura científica, mas milhares de pessoas afirmam que possuem um medo patológico, aversão ou repugnância de objetos com padrões irregulares de furos, tais como colmeias, formigueiros e sementes de lótus.

A pesquisa é recente e limitada a Arnold Wilkins e Geoff Cole, que alegam serem os primeiros a investigar cientificamente, e acreditam que a repulsa não é baseada em um medo influenciado por fatores culturais. Wilkins e Cole sugerem que a aversão tenha origem de ancestrais, pois as imagens se assemelham a vermes que geram inflamações ao penetrar no corpo da pessoa, sendo uma forma evolutiva para se adaptar a algo que possa causar doenças.

23

Em uma de suas pesquisas, exibiram fotos de sementes de lótus a 286 adultos com idades entre 18 e 55 anos: 11% dos homens e 18% das mulheres descreveram a imagem como “desagradável ou repulsiva”, mostrando evitação, indício de fobia. No entanto, a tripofobia não é desencadeada por qualquer sequência de buracos. Segundo Cole e Wilkins, as imagens consideradas desconfortáveis geralmente obedecem a um padrão visual.

Sob o ponto de vista clínico, no âmbito da psicopatologia, as fobias fazem parte dos transtornos de ansiedade com a característica especial de só se manifestarem em situações particulares. O tratamento mais indicado é a psicoterapia.

O que é o vitiligo? Como Michael Jackson ficou branco?

Artigo anterior

Quem surgiu primeiro, o ovo ou a galinha? A ciência responde

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido