O que significa aqueles números na frente do seu cartão?

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      07/08/15 às 16h49

Todo mundo teve, tem ou vai ter um cartão de crédito ou débito na vida. Caixa, Bradesco, Itaú, Bando do Brasil, Santander ou HSBC, dependendo do seu banco; Visa, MasterCard, American Express ou Elo, dependendo da bandeira do seu crédito. Com ele você pode comprar coisa, pagar contas, fazer dívidas e até ter seu nome incluso no SPC e Serasa, ficando negativado.

Mas, nas situações normais, geralmente você só precisa falar sua conta, agência, senha, etc, para realizar transações. Mas onde olhar? São tantos números, em especial aqueles em alto relevo dos cartões de crédito. Você sabe o que eles significam?

Aqueles 15 ou 16 números em alto relevo na parte da frente dos seus cartões de crédito não são aleatórios. Essa sequência indica todas as informações sobre a sua conta bancária e sobre o seu emitente.

cards_2222752a

Os primeiros 6 dígitos se referem à bandeira do cartão. Visa começa com 4, Mastercard adota os números 51, 52, 53, 54 ou 55 e American Express vem 34 ou 37. Essa padrão é internacional e foi definida pela ISO/IEC 7812 em 1989, a fim de padronizar as movimentações financeiras.

Ainda segundo a norma, os cartões de crédito e débito só podem começar com 3, 4, 5 e 6.

Os outros números da primeira fileira indicam sistemas de fidelidade, convênios médicos, entre outros. Os demais dígitos servem para identificar o cliente, ajudando as instituições financeiras a determinarem as agências bancárias, quais bandeiras você está autorizado a usar, etc.

O número mais importante do seu cartão é o último. Ele serve como um verificador de segurança, impedindo que muitos hackers usem programas para clonar seus cartões.

Esse número é definido por um algoritmo inventado pelo engenheiro Hans Peter Luhn, da IBM. O padrão utiliza os dados do seu cartão para criar uma série de cálculos. É uma ferramente de domínio público, usada para detectar erros que possam ocorrer na hora de digitar os números de seu cartão.

Por fim, temos o código de três números que ficam na parte de trás seu cartão de crédito. O CVV é um ferramenta de segurança adicional, feita pela própria instituição que emite o cartão. Ela é calculada no momento em que seus dados são criptografados e a data de validade do cartão é definida.

fiscal1

 

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+