Para quê servem aquelas luzes no topo das torres de celular?

POR Ultra Curioso    EM Lugares & Construções      07/08/15 às 16h53

Quanto mais próximo da torre está um telefone celular, melhor é o sinal de rede do dispositivo. O Brasil tem atualmente quase 70 mil torres (ou antenas) de celular, que têm uma altura média de 50 metros. Essas torres devem conter obrigatoriamente um item que com certeza você já deve ter reparado, mas não faz ideia para o que serve. Já sabe do que estamos falando?

Ao reparar nelas à noite, é possível ver uma luz vermelha (ou branca) que brilham continuamente ou piscam. Ela na verdade não tem nada a ver com a transmissão de sinais de celulares, então pra quê servem aquelas luzes no topo das torres de celular? É a pergunta que muitos se fazem, e que você vai descobrir agora, aqui no Ultra Curioso.

A recente proliferação de estações de rádio e TV e também de antenas de telefonia celular, fez com que altas torres de metal fossem erguidas para a captação de sinal. O problema é que, essas antenas já até causaram acidentes envolvendo pequenos veículos aéreos que literalmente "trombam" nessas torres.

4931175782_be802df185

Foi por isso que se tornou obrigatório nas torres a instalação de luzes sinalizadoras que servem mais ou menos para avisar os aviões que elas estão ali. Ou seja, aquelas luzes vermelhas no topo das torres de celular têm a função de dizer para os aviões "Aviões, não batam em mim!". Uma espécie de farol.

Há regras muito restritas quanto ao uso desses "farois". De qualquer sinal vermelho ao branco é aceitável, mas vermelho é mais comumente usado em áreas onde aviões voam regularmente à noite. As luzes devem ser ligadas a um dispositivo de controlo adequado (como um cronômetro) de modo que o brilho é ajustado automaticamente de forma adequada em relação à iluminação do céu.

celltowernight

Em caso de falta de energia ou lâmpada queimada, a empresa responsável deve ser notificada dentro de 30 minutos, e os reparos devem ser feitos prontamente. As luzes de advertência devem ser observadas e registradas diariamente, a menos que eles estejam equipados com um sistema de alarme automático, que detecta qualquer falha.

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+