Compartilhando coisa boa

Cerveja: curiosidades, os diferentes estilos e sabores disponíveis

cerveja
0

A cerveja é o drink mais adorado em todo o mundo. No Brasil, isso não é muito diferente, já que somos o terceiro maior produtor mundial da bebida, ficando atrás somente de chineses e norte-americanos. De consumo versátil e prazeroso, existem inúmeros tipos de cerveja disponíveis no mercado, fazendo com que ela seja tomada e apreciada em vários momentos especiais. Distinguir as variedades da bebida pode parecer difícil no começo, mas acompanhe a seguir os diferentes sabores que ela tem a oferecer.

Acredita-se que a cerveja seja a primeira bebida alcoólica criada pelo homem, e sua origem é um pouco incerta. Entretanto, existem registros que ela estava presente na sociedade de várias civilizações antigas, como sumérios, mesopotâmicos e egípcios. Popular desde a antiguidade, hoje ela é a terceira bebida mais consumida ao redor do globo, atrás apenas da água e do café, ocupando a primeira posição entre as bebidas alcoólicas.

A produção da bebida é feita com quatro ingredientes principais, sendo eles água, cereais, lúpulo e leveduras. O cereal mais comum utilizado na fabricação das cervejas é a cevada, mas podem ser utilizados milho, arroz, trigo, centeio e aveia, por exemplo, a depender do produtor. O lúpulo é responsável pelo sabor e aroma amargo da bebida, além de servir como um conservante natural. Já a levedura é utilizada para fermentar os cereais, em um processo que provoca a liberação do álcool presente na bebida. Esse processo de fermentação, pode ser feito de duas maneiras diferentes, dividindo as cervejas em dois tipos principais, a Ale e a Lager.

As cervejas do tipo Ale passam por uma alta fermentação, ou seja, o processo é feito em temperaturas mais elevadas, conferindo a elas um sabor mais frutado e característica mais encorpada. Entre as bebidas desse tipo, as mais conhecidas são: a Pale Ale, originada na Inglaterra e de sabor mais amargo, por uma maior concentração de lúpulo; a Stout, também popular entre britânicos e irlandeses, com sabores e aromas de torrefação; e a Weissbier, popular na Bavária, região da Alemanha, que é feita com trigo.

Já as cervejas de tipo Lager passam por uma baixa fermentação, ou seja, o processo é feito em temperaturas mais amenas e de maneira mais lenta, dando a elas um sabor mais leve e equilibrado, além de uma cor mais clara. Essas são as cervejas mais consumidas do mundo, e entre elas, estão: a Standard American Lager, as cervejas mais comuns no mercado, de cor clara e dourada e leve amargor, que são conhecidas popularmente como “tipo Pilsen”, apesar de diferenciar-se das cervejas desse estilo por contar com adição de outros cereais, como arroz e milho; a Pilsen, original da Boêmia (atual República Tcheca), feita com o malte de cevada, com sabor e aroma mais complexo e de cor dourada e brilhante; e a Bock, geralmente de cor avermelhada, com teor alcoólico, às vezes, superior a 6,3% e aromas maltados.

As cervejas são bastante versáteis e podem ser tomadas em diferentes ocasiões, e por isso, são bastante populares, agradando a todos com seu sabor. Elas são muito comuns em baladas, festas de casamento, churrascos de domingo, no bar com amigos ou apenas para relaxar em casa, após um longo dia de trabalho. Com um curso de gastronomia, é possível conhecer mais a fundo os diferentes sabores e aromas que a bebida proporciona, para fins de harmonizações mais complexas, mas é inegável que ela sempre cai bem com porções e petiscos.

Cachorro ganha carteirinha e ‘matrícula’ do IFPI, no Piauí

Artigo anterior

Mãe da garotinha protagonista do meme ‘Chloe’ anuncia afastamento das redes sociais uma década depois

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido