Ciência e TecnologiaCuriosidades

Olho humano só enxerga 30 Tons de Cinza

0

No meio de toda a polêmica sobre o filme 50 tons de cinza, uma dúvida ficou no ar: nó conseguimos enxergar 50 tons de cinza?  A resposta seria não. O olho humano por ver, mais ou menos, 30 tons de cinza. Dependendo das condições de iluminação, textura da superfície, e cor do fundo, as pessoas podem ser capazes de distinguir um pouco mais ou menos dos “tons de cinza”.

Embora nós possamos contar com nossos olhos para nos trazer a maior parte das informações do mundo externo, eles não são capazes de revelar tudo. Nós podemos ver apenas objetos que emitam ou sejam iluminados por ondas de luz em nosso alcance de percepção, que representa somente 1/70 de todo o espectro eletromagnético.

O olho humano enxerga radiações luminosas entre 4 mil e 8 mil angströns, unidade de comprimento de onda. Homem e macaco são os únicos mamíferos capazes de enxergar cores. Dessa forma um ser humano comum pode enxergar aproximadamente 1 milhão de cores.

As cores podem ser vistas graças às celulas fotossensíveis. São as células recetoras da luz, que constituem uma camada profunda. São cones e bastonetes, de acordo com a forma. Os bastonetes são adaptados para a visão com pouca luz e os cones para a visão com luz de maior intensidade e para a visão de cores.

Resolução da visão

200

Para se ter ideia da incrível capacidade do olho humano, a visão humana possui em média 576 megapixels de resolução, gerada por cones e bastonetes que possuímos nos olhos. Além disso, a mesma amplia os cerca de 576 megapixels com um sistema de interpolação sendo feita pelas próprias células oculares. Esta resolução é referente ao foco e não às dimensões das imagens em si (altura e largura), ou seja, não é influenciada por condições visuais como miopia, astigmatismo ou hipermetropia.

 

47 Imagens do passado que mostram como a vida era surpreendente e estranha

Matéria anterior

7 Celebridades que também eram inventores

Próxima matéria

Você pode gostar