Curiosidades

A poluição do ar e a perda irreversível da visão estão relacionadas, aponta estudo

0

Com o passar dos anos, o planeta vem sofrendo com o aumento da poluição e tanto os animais, quanto os homens, vêm enfrentando as consequências. As estatísticas da poluição são alarmantes. O ser humano é por si só um animal cheio de manias nojentas e que polui o habitat de outros seres vivos, sem pensar nas consequências que isso pode gerar e como essa poluição pode voltar e prejudicá-lo.

Podemos presenciar no quanto a poluição nos afeta. Segundo um novo estudo, a poluição do ar pode turvar a visão mais tarde na vida. O estudo encontrou uma ligação entre a poluição do ar por partículas finas e a degeneração macular, que  uma doença ocular relacionada à idade e que pode levar à cegueira irreversível.

Essas descobertas servem como um lembrete de uma das muitas formas que a poluição do ar pode ser prejudicial à saúde humana.

“Nossas descobertas aumentam as evidências crescentes dos efeitos prejudiciais da poluição do ar ambiente, mesmo no cenário de exposição relativamente baixa da poluição do ar ambiente”, escreveram os autores.

Poluição

Um dos fatores alarmantes é que a poluição do ar é um problema global e que muitos não conseguem escapara. De acordo com a OMS, estima-se que mais de 90% da população mundial vive em lugares onde os níveis de qualidade do ar passam dos limites estabelecidos para poluentes que tem um risco à saúde.

E as maiores preocupações da saúde pública com relação a má qualidade do ar são em torno de poluentes como partículas, por exemplo, poeira, fuligem, entre outros. Além de ozônio ao nível do solo, dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre e outros gases, que são emitidos por veículos motorizados, indústria pesada e lenha.

As partículas finas chamadas de PM2,5 são mais preocupantes. Isso porque essas partículas microscópicas, com menos de2,5 micrômetros, conseguem penetrar profundamente nos pulmões e entrar na corrente sanguínea. Feito isso, elas podem causar inflamação no corpo todo.

Ter uma exposição repetida a poluentes como esses podem irritar os olhos e a garganta das pessoas e causar dificuldades respiratórias. Além disso, a poluição do ar é responsável por 43% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica. E também por mais de um quarto de todas as mortes por câncer de pulmão, doença cardíaca ou derrame.

Estudo

Nesse estudo em específico, o foco foi na degeneração macular relacionada à idade (DMRI). A pessoa que tem essa condição vai piorando sua visão com a idade, e isso leva a um aumento da perda de visão e potencialmente até a cegueira.

Essa doença está relacionada com vasos sanguíneos com vazamento na parte posterior do olho e pequenas bolhas de gordura e proteína que se acumulam na mácula, que é a parte do olho no centro da retina. Alguns fatores do risco para alguém ter essa condição são a genética e o tabagismo.

Para fazer o estudo, os pesquisadores pegara dados de milhares de pessoas inscritas no UK Biobank e estimaram os níveis anuais de poluição do ar em volta de suas casas.

De 2006 para frente, 116 mil pessoas foram pedidas para dizer se seu médico tinha diagnosticado elas ou não com degeneração macular. Desse grupo, 52.062 pessoas também tiveram sua visão examinada e a espessura da retina medida, como sendo um indicador de qualquer alteração na saúde ocular.

Observações

Feito isso, o estudo descobriu que as pessoas que foram expostas a níveis mais altos de poluição do ar por partículas tinham taxas mais altas de DMRI auto-relatada. Além disso, a exposição a outros poluentes, como o dióxido de nitrogênio, também foi associada a mudanças na espessura da retina.

De acordo com o que sugerem os pesquisadores, a poluição do ar pode afetas os olhos de maneira indireta através da inflamação e do estresse oxidativo. Esses dois são mecanismos de defesa onde o corpo luta contra materiais estranhos e tenta desintoxicar espécies químicas. Contudo, mais pesquisas ainda são necessárias para examinar uma relação plausível.

Pureza Lopes Loiola, a mãe que lutou para salvar o filho da escravidão

Matéria anterior

6 coisas que você não sabe, mas contribuem para o cansaço diário

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.