Os 7 abrigos da Vault mais perturbadores de Fallout

Os fãs da franquia Fallout, seja pela paixão pelos jogos da Bethesda ou pelo fascínio com a série de drama pós-apocalíptico do Amazon Prime Video, estão cientes de que os abrigos da Vault Tec possuem objetivos muito diferentes dos divulgados inicialmente.

Apesar de terem sido apresentados como refúgios destinados a proteger a população dos EUA durante um possível conflito nuclear com a China – um cenário há muito tempo temido e gradualmente se aproximando dentro do universo da saga -, as Vaults eram na verdade parte de um experimento social conduzido pela empresa em colaboração com o governo.

Mesmo com sua capacidade de manter os habitantes vivos por séculos, como prometido, os bunkers tinham propósitos ocultos que os transformavam em verdadeiros laboratórios sociais, nos quais os residentes se tornavam cobaias cujos comportamentos eram meticulosamente observados por cientistas.

Embora na série do Amazon Prime Video apenas os Vaults 33, 32, 31 e 4 sejam apresentados, os jogadores dos games estão familiarizados com a existência de centenas de outros abrigos construídos.

Entre eles, o Vault 12, projetado para investigar os efeitos da exposição gradual à radiação; o Vault 22, dedicado à manipulação genética de plantas e culturas; e o Vault 112, onde uma simulação de realidade virtual é realizada.

Para explorar alguns dos abrigos subterrâneos mais sinistros da franquia Fallout, compilamos uma lista dos 7 abrigos da Vault mais perturbadores.

7 abrigos da Vault mais perturbadores

7. Vault 11 – O Enigma do Sacrifício

Aparecendo pela primeira vez no jogo Fallout New Vegas, o Vault 11 foi um dos bunkers da Vault-Tec que abrigou um dos experimentos mais cruéis.

Situado no Deserto de Mojave, em Nevada, ele reuniu um grupo de indivíduos que, anualmente, eram obrigados a selecionar um membro para sacrifício em troca da sobrevivência do restante da comunidade.

Apesar de relutantes e eventualmente se rebelando, os habitantes seguiram as ordens até que restassem apenas cinco residentes, que se recusaram categoricamente a continuar com tal barbárie.

Para surpresa deles, porém, foi revelado que tudo não passava de um teste de empatia. Desde o início, se recusassem a matar alguém, seriam liberados do abrigo.

Chocados com a absurda revelação, quatro dos cinco sobreviventes optaram por tirar suas próprias vidas, enquanto o último morador remanescente abandonou o cofre e nunca mais foi avistado.

6. Vault 68 e Vault 69 – O Experimento dos Gêneros

Mencionados nos materiais suplementares do jogo, como na Bíblia Fallout escrita pelo designer do Fallout 2, Chris Avellone, o Vault 68 e o Vault 69 tinham uma premissa simples, mas profundamente perturbadora: enquanto no primeiro foram confinados 999 homens e apenas uma mulher, no segundo foram aprisionadas 999 mulheres e apenas um homem.

Embora os horrores enfrentados por esses únicos moradores nunca tenham sido completamente esclarecidos – a população de ambos os bunkers pereceu rapidamente, já que nenhum deles conseguiu perpetuar a espécie por muitas gerações -, é razoável imaginar que atrocidades tenham sido cometidas, tornando a vida insuportável para esse homem e essa mulher.

Via Terra

5. Vault 75 – O Experimento da Eugenia

Projetado para obter “material genético superior”, o Vault 75, cuja história foi revelada no jogo Fallout 4, foi mais uma das perturbadoras criações de abrigos da Vault Tec.

Localizado em Massachusetts, sob uma escola de ensino fundamental, o bunker foi apresentado à população como um refúgio seguro dos perigos da superfície.

No entanto, após serem confinados, todos os adultos presentes foram eliminados, deixando as crianças para serem submetidas a testes físicos e mentais.

Aos 18 anos, aqueles considerados fracos foram eliminados, enquanto os mais robustos foram submetidos a um processo de colheita genética e os mais intelectualmente dotados integraram a equipe de cientistas da empresa.

4. Vault 77 – O Experimento do Homem-Pupilo

Referenciado em Fallout 3 e trazido à vida nos quadrinhos promocionais da Penny Arcade, o Vault 77 foi um experimento da Vault-Tec destinado a examinar como um indivíduo reagiria ao isolamento extremo.

O bunker foi selado com apenas um homem, suprimentos básicos e uma caixa de brinquedos contendo fantoches.

Inicialmente, o solitário habitante experimentou desespero, mantendo uma pequena esperança de interação humana. Porém, com o tempo, ele aceitou sua solidão, recorrendo aos fantoches que encontrou na caixa. Conhecido como “Homem-Pupilo”, ele conseguiu escapar do abrigo em 2079, tornando-se uma lenda sombria no universo da franquia.

3. Vault 81 – O Experimento das Doenças

Via Terra

Em contraste com muitos outros abrigos da Vault Tec, o Vault 81 em Boston, Massachusetts, foi concebido para descobrir curas para várias doenças. Enquanto os cientistas observavam secretamente em uma seção isolada, os moradores civis eram expostos a doenças e tratamentos sem o seu conhecimento.

Contudo, o supervisor do projeto sabotou esses planos absurdos, permitindo que a comunidade prosperasse normalmente. Como resultado, o Vault 81 foi um dos raros bunkers a sobreviver e se repovoar, permanecendo habitável.

2. Vault 87 – O Experimento do FEV

Localizado no nordeste da Virgínia e mostrado em Fallout 3, o Vault 87 transformou seus habitantes em cobaias involuntárias do FEV (Vírus Evolucionário Forçado), que os mutava em Super Mutantes.

Apesar das mortes e transformações, os sobreviventes assumiram o controle, dominando o abrigo e eventualmente emergindo na superfície como uma ameaça.

Via Terra

1. Vault 106 – O Experimento das Substâncias Psicoativas

Por fim, outro Vault na Virgínia, revelado em Fallout 3, o Vault 106 submeteu seus residentes a drogas psicoativas através do sistema de filtragem de ar, induzindo alucinações, violência extrema e insanidade.

Mesmo após dois séculos, o Vault ainda continuava a liberar essas substâncias, transformando seus habitantes remanescentes em ameaças paranóicas e violentas.

 

Fonte: Terra

Imagens: Terra, Terra, Terra

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