Os anti-heróis mais marcantes do cinema

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      15/07/14 às 23h33

Não há como explicar o porque, mas nem sempre o cara bonzinho é o personagem que mais faz sucesso nos filmes. A figura do anti-herói, que nem sempre está fazendo coisas idôneas e lícitas, é quase uma receita de bolo: acaba sempre ganhando a simpatia do público e roubando a cena das histórias que participam, mesmo quando estão mais para vilões.

Ao longo da história da sétima arte, por exemplo, muitos protagonistas de índole duvidosa foram retratados e se eternizaram nas telonas. Alguns deles, talvez os mais famosos e lembrados, serão listados agora. Acompanhe:

Alex DeLarge (Malcolm McDowell) - Laranja Mecânica, 1971

1

Um dos personagens mais estranhos e controversos de todos os tempos, Alex é um dos personagens se encaixa perfeitamente com a estranha cultura violenta da Grã-Bretanha, retratada em "Laranja Mecânica". Assassino, estuprador e psicopata, é incrível como ele ainda consegue ser extremamente carismático. Sua luta entre seus impulsos selvagens e as noções morais impostas são, com certeza, uma das batalhas pessoais mais tocantes do cinema.

Harry Callahan (Clint Eastwood) - Perseguidor Implacável, 1971

2

Lançado no auge da contracultura, o longa retrata um policial meio intragável, chamado Harry, disposto a atacar, sem pudor, os liberais que estavam dispostos a argumentar com o mal. Apesar de seu papel impetuoso, muitos adoram o personagem, que de bonzinho não tem nada!

Michael Corleone (Al Pacino) - Poderoso Chefão, 1972

3

Apesar de ter crescido como o inocente da família, Michael Corleone se revela um homem cruel com seus inimigos, ao mesmo tempo em que pode ser doce e protetor com a família. No entanto, os seus desentendimentos com sua esposa e seu irmão tornam o personagem, até o final do segundo filme, em um monstro sem coração e solitário, o anti-herói transformado em vilão.

Travis Bickle (Robert De Niro) - Taxi Driver, 1976

4

Solitário, com raiva e simplesmente cansado, Travis está preparado para realizar seus objetivos moralmente ambíguos por quaisquer meios necessários. Embora durante boa parte do filme o público não tenha ideia das intenções de Travis, continua apoiando sua causa enigmática. Sua crença de que ele pode mudar o mundo e seu cansaço são elementos que o distinguem de qualquer outro personagem.

Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) - O Silêncio dos Inocentes, 1991

6

Hannibal Lecter, sempre astuto, encantador e perverso; despertou a imaginação do público como nenhum outro vilão. Um dos mais famosos anti-heróis de todos os tempos, o serial killer protagoniza um suspense psicológico que desperta interesse pela relação confusa, que reverte o pavor em empatia, por causa das habilidades e da crueldade do personagem.

Tyler Durden (Brad Pitt) - Clube da Luta, 1999

8

Anti-capitalista, o personagem vivido por Brad Pitt é contra tudo que tenha capacidade de o tornar tão alienado quanto julga ser o resto da humanidade. Ele é o homem forte, independente e vivo, que a maioria dos homens quer ser. Aliás, uma de suas características mais marcantes é sua luta contra injustiças óbvias, sem uma razão moral.

Patrick Bateman (Christian Bale) - Psicopata Americano, 2000

9

Mesmo retratado como um serial killer completamente insano, o público ainda sente algum tipo de empatia com relação so ódio que o personagem nutre pelas pessoas superficiais com quem ele se relaciona. Bateman passou toda sua vida cercado pelos ricos e mimados da sociedade e seu ódio por isso faz com que ele se torne uma pessoa sem controle.

Jack Sparrow (Johnny Depp) - Piratas do Caribe, 2003

10

Malandro trapaceiro, Sparrow usa de sua inteligência e falsidade para atingir seus objetivos. Mesmo não sendo muito respeitado, o capitão do Pérola Negra é astuto, calculista e excêntrico. De forma geral, ele é um pirata disposto a matar os seus inimigos em uma luta, mas que também já mostrou certo valor na hora de proteger pessoas de seu convívio.

E então, quais outros você acrescentaria na lista?

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+