• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Os controversos 11 dias que foram apagados dos calendários britânicos

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      24/11/14 às 17h48

Sabe o que acontece se você tentar descobrir o que aconteceu entre os dias 3 a 13 de setembro de 1752, na Inglaterra? Nada. Exatamente, porque suas pesquisas vão terminar num registro inexplicável de 11 dias em que nada aconteceu. Nenhuma morte, nascimento, negócio, viagem ou evento, absolutamente nada, e sabe por que? Porque esses dias não existiram. Como isso é possível?

Bom, tudo começa com a mudança dos vários países europeus, que, junto sua soberania e evolução de feudos para nações, tinham criado seus próprios calendários e costumes sazonais. Um deles, a Inglaterra, usada o calendário juliano, que dava início ao ano no equivalente ao dia 25 de março no nosso calendário, o gregoriano. Acontece que, no século XVIII, o Império Britânico já estava 170 anos atrasado em relação à maioria dos outros países do continente para adotar o calendário gregoriano, o que reduziu a duração do ano, e, com isso, afetou negócios e eventos particulares, como aniversários, por exemplo.

insane-asylum-calendar-2012

E por incrível que pareça, a população foi às ruas protestar contra seu "tempo perdido", que julgavam ter sido tomado em seus "nos dias roubados de suas vidas". Além disso, o Ano Novo também precisou ser mudado, e foi cortado em três meses. Ou seja, além de mudarem de ano, teriam 11 dias do novo ano desaparecidos.

Qual a diferença?

Enquanto o calendário juliano usa o ano com 365 dias e 6h de duração, o gregoriano usa 365 dias, 5 horas e 49 minutos. Só 11 minutos. Pode não parecer grande coisa, mas, com o tempo, o acúmulo de minutos vira horas e dias. A Páscoa, por exemplo, celebrada no equinócio de Primavera, estava acontecendo 10 dias depois do evento natural, o que fez com a Igreja Católica (e o Papa Gregório, daí o nome "gregoriano") ordenassem a alteração para todos os países católicos - na época, toda a Europa.

GermanCalendar Pope_Gregory_XIII

Christopher_Clavius

Aí entra outro fator histórico e político: como havia muitos anglicanos e protestantes no país, esses não queriam obedecer às ordens dos católicos, o que não adiantou muito com o tempo, já que a população tinha que usar 2 calendários e isso foi se tornando bastante complicado com o tempo. Mais ou menos como a resistência dos estadunidenses a usar o sistema métrico.

Próxima Matéria
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+