Os animais podem ser divididos entre dois grandes grupos: o herbívoros e os carnívoros. Quando pensamos em qual desses grupos é o mais perigoso, geralmente nos inclinamos a dizer que os carnívoros são mais perigoso, até porque, esses animais são caçadores.
Pelo fato de precisarem correr atrás da sua comida e devorá-la, imagina-se que os carnívoros sejam bem mais fortes do que os herbívoros. Contudo, a resposta não é tão simples assim.
Por exemplo, olhando um pouco para a era dos dinossauros, algumas das maiores criaturas da época eram animais herbívoros. Isso pode ser visto também nos dias atuais, já que o maior animal terrestre que existe no planeta é o elefante africano, outro herbívoro.
Ciência resumos
Além do elefante africano, os maiores animais terrestres também são, em sua maioria, herbívoros. Por exemplo, o elefante asiático, o rinoceronte-branco, o hipopótamo e o gauro.
Dos animais existentes no planeta, o único que supera o tamanho desses herbívoros é a baleia. Obviamente, ela não é herbívora, visto que são poucas as criaturas marinhas que são herbívoras.
Nesse ponto, qual será o motivo de os maiores animais do mundo serem herbívoros? Tudo se resume a uma questão de recursos e como consegui-los. Ou seja, no mundo existe uma matéria vegetal que é relativamente “fácil” de ser renovada. Com isso, a comida desses animais é abundante.
Meus animais
E ao contrário dos herbívoros, os animais carnívoros não têm uma tamanho muito grande. Até porque, isso iria prejudicar a agilidade deles e poderia até impossibilitar que eles capturassem suas presas, o que mostra que, por mais que os animais carnívoros sejam menores, eles conseguiram outros atributos que ajudam nos seus objetivos.
Além disso, a comida dos carnívoros existe em menor quantidade. Nesse ponto, os herbívoros são comedores primários se alimentado de uma fonte disponibilizada pela natureza, enquanto os carnívoros são comedores secundários ou terciários.
Levando tudo isso em consideração, qual será a reposta para qual dos dois tipos é mais forte? Em termos gerais, os carnívoros são mais fortes que os herbívoros. Tanto que não é por acaso que eles são predadores e praticamente ditam as regras e relações na selva.
Continet notícias
Entretanto, não são todos os herbívoros que são animais indefesos, visto que eles têm um tamanho bem maior. Inclusive, vários deles usam esse recurso para se defender e até ganhar algumas brigas contra os carnívoros. Alguns deles chegam a serem mais perigoso que os carnívoros. Vejamos os exemplos a seguir:
Wikipedia
O bisão-americano, ou búfalo-americano, é uma espécie de bisão que habita a América do Norte. Ele pasta em grandes manadas e durante o inverno migra para o Sul. Esse animal pode pesar até uma tonelada e é um dos maiores herbívoros da América do Norte. Sua caça quase causou sua extinção, mas hoje muitos deles estão protegidos pelas leis. Muitos humanos já foram atacados pelo bisão-americano, já que ele faz de tudo para proteger seus filhotes.
BBC
Os gorilas são mamíferos primatas endêmicos das florestas tropicais localizadas no centro da África. O fato de compartilharem entre 98 a 99% do DNA com os seres humanos faz dos gorilas um dos parentes vivos mais próximos de nós, depois dos bonobos e chimpanzés.
Mas não se engane ao pensar que essa proximidade deixa a relação com os humanos apaziguada. Esses animais são bastante mortais, mesmo sendo herbívoros. Estima-se que eles têm a força de 10 humanos juntos, e os machos costumam atacar em qualquer situação em que sintam que sua família está ameaçada.
Wikipedia
Esses grandes mamíferos vivem na África e na Ásia. Atualmente, existem apenas cinco espécies distribuídas em quatro gêneros. Esses animais são bravos, mortais e muito fortes. Seus chifres são feitos pela mesma substância dos cabelos e das unhas, um agregado de pelos endurecido por queratina. Infelizmente, a caça de rinocerontes existe por causa do seu raro chifre.
Petz
Os elefantes parecem ser animais fofos e geralmente são vistos como pacíficos e amigáveis. Porém, muito diferente do que as pessoas pensam, os elefantes são alguns dos animais mais perigosos do mundo. Eles são conhecidos, por exemplo, por matar mais funcionários de zoológico do que qualquer outro animal, principalmente devido ao seu tamanho e força.
Fonte: Also Answer
Imagens: Ciências resumos, Meus animais, Continet notícias, Wikipedia, BBC, Petz