Curiosidades

Os olhos azuis não existem. Então por que é que os vemos dessa cor?

0

Existem diversas coisas que são consideradas naturalmente bonitas. Obviamente, isso varia muito do lugar onde você está, pois os “padrões” de beleza variam bastante. No entanto, uma coisa que chama bastante atenção em qualquer lugar do mundo é a cor dos olhos de uma pessoa.

Até porque, muito se diz que os olhos são a janela da alma. Eles realmente podem revelar muita coisa sobre alguém, sejam suas emoções ou até mesmo fatores genéticos. Isso porque determinadas cores são mais raras do que outras. E ao que tudo indica, os olhos azuis nem existir existem.

Na realidade, ao contrário do que parece ser à primeira vista, os olhos azuis não são realmente dessa cor. Até porque, o olho humano não tem um pigmento azul para dar a ele essa cor.

Mas se isso é verdade, de onde vem a cor azul vista nos olhos de algumas pessoas? A verdade é que as cores não passam da maneira que os olhos interpretam a luz que chega até eles pelos diferentes objetos à sua volta. Portanto, as cores são somente luz.

Então, do que depende essa interpretação dos tons diferentes que são vistos? Da quantidade de luz que é absorvida ou refletida pelos objetos. Como a luz é composta por um conjunto de comprimentos de onda, cada um é identificado com uma cor.

Desses comprimentos, os longos são vermelho, laranja e amarelo. Já os curtos são azul e roxo. Então, quando a luz atinge um objeto, ele absorve ou reflete alguns desses comprimentos de onda conforme o material do que ele é feito, e isso dilata a sua cor. As cores refletidas são as que chegam aos olhos e o cérebro irá traduzi-lo em uma cor e a relacionará com o objeto. Já as absorvidas não irão ter um efeito no tom do objeto.

Olhos azuis

Mistérios do mundo

O que acontece com a cor desses olhos? A realidade é que eles não têm nenhum pigmento azul que lhes dá essa cor, isso vem do comportamento da íris. É ela quem absorve os comprimentos de onda longos e faz com que os tons relacionados ao azul sejam refletidos, o que é bem diferente dos olhos castanhos, porque neles a melanina é vista na íris e a colore de forma direta de castanho.

Ou seja, a parte responsável pela cor do olho humano é a íris. Ela é composta por duas camadas principais: o epitélio pigmentar e o estroma. A primeira tem, para quase todas as pessoas, uma quantidade certa de melanina. Já a segunda é composta por várias fibras sobrepostas e por várias células especializadas que têm o papel principal no tom do olho.

Por isso que se o estroma não tiver pigmento, as fibras são dispersas pela área toda, o que faz com que elas absorvam os comprimentos de onda longos e reflitam os curtos, que no caso são os tons de azul.

Raridade

Mistérios do mundo

Mesmo que a cor azul dos olhos não exista realmente, ela ainda é considerada por vários uma das mais bonitas. Mas será que é uma das mais raras? A A-Z-Animals listou quais são as cores de olhos mais raras no mundo.

Cinza

Essa cor é vista em menos de 1% da população mundial. Quem tem olhos dessa cor pode ter seus tons variando desde um cinza azulado até um cinza esfumaçado. E assim como outras cores, dependendo da iluminação ela pode mudar.

A maior parte das pessoas que têm olhos cinza são do norte e do leste da Europa. Mesmo sabendo onde ele é mais incidente, como e por que essa tonalidade aparece ainda é um mistério.

Verde

Essa cor, mesmo que pareça mais comum, só existe em 2% da população. A tonalidade é mais vista entre os europeus, principalmente nos moradores da Islândia e Irlanda.

A cor verde vista nos olhos das pessoas é por conta de uma falta de melanina na íris, o que faz com que eles brilhem na luz.

Castanho-claro

Os olhos dessa tonalidade têm uma mistura de laranja, verde e dourado. Eles são vistos em 10% da população mundial. Por ter essa combinação de cores, sua tonalidade pode variar muito, sendo um castanho-claro cinza, castanho-claro azulado, ou até um olho multicolorido.

Esse tipo de olho é mais comum no Brasil, na Espanha e no Oriente Médio.

Azul

Os olhos azuis são vistos em 8 a 10% da população do mundo nos mais variados tons, indo do azul céu até um turquesa bastante intenso. Para uma pessoa ter olhos azuis, os genes dos dois pais têm que se alinhar. E onde essa cor é mais comum é na Dinamarca, Estônia e Suécia.

Fonte: National geographic, Mistérios do mundo

Imagens: Mistérios do mundo

Porque é que os idosos acordam mais cedo?

Artigo anterior

Conop 8888: o plano americano contra ataque zumbi

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido