Curiosidades

Porque é que os idosos acordam mais cedo?

0

Existem pessoas que acordam de manhã com bom humor e vontade de fazer com que o dia seja produtivo. E aquelas que não se encaixam nesse perfil são taxadas de preguiçosas ou sem objetivos para se alcançar. Afinal, aprendemos desde cedo que “Deus ajuda quem cedo madruga”. Outra coisa percebida com relação ao ato de acordar é que, geralmente, as pessoas mais velhas acordam mais cedo. Será que existe um motivo para isso?

Quando uma pessoa é bebê, ela começa a dormir aproximadamente 16 horas por dia. Conforme ela vai crescendo, essas horas de sono vão diminuindo. Tanto é que, no jardim de infância, as crianças normalmente dormem nove horas à noite e tiram cochilos durante o dia. Quando adulto, o sono deve ser de sete a oito horas por noite.

Essa diminuição da quantidade de sono parece continuar conforme as pessoas envelhecem. Tanto é que, a partir da meia-idade, a média de tempo que a pessoa dorme tende a diminuir em 30 minutos a cada 10 anos. Justamente por isso que vários idosos se queixam sobre o sono e a respeito do fato de acordar mais cedo conforme ficam mais velhos. Coisas que podem interferir nesse aspecto são problemas de saúde ou fatores ambientais.

“Com o avanço da idade, a necessidade de sono não diminui, mas a capacidade de dormir continuamente e ininterruptamente, sim”, disse Abhinav Singh, médico do sono e professor na Universidade de Chicago, nos EUA.

Por isso que os adultos com 65 anos ou mais pode ser difícil dizer se as queixas relacionadas com o sono são por conta de alterações relacionadas à idade, ou então a algum problema de saúde ou distúrbio do sono em específico.

De acordo com a Fundação do Sono, as mudanças normais do sono em pessoas mais velhas são dormir e acordar mais cedo. Isso porque com o processo do envelhecimento, o ritmo circadiano pode ser enfraquecido e as mudanças que acontecem podem causar distúrbios do sono e um maior cansaço durante o dia. E os mais velhos têm uma tendência a dormirem menos profundamente, o que faz com que eles acordem mais vezes à noite.

Contudo, os especialistas pontuam que o envelhecimento não é o único responsável pelas mudanças do sono. Conforme mostram os estudos, vários idosos têm distúrbios do sono por conta de problemas de saúde subjacentes, como por exemplo, os fatores ambientais e o uso de determinados remédios.

Motivo

IES

De acordo com a Fundação do Sono, como a maior parte das coisas mudam conforme a idade chega, não existe somente uma razão para esse comportamento, e todas elas estão interligadas. Dentre elas: fatores ambientais, causas hormonais, e doenças crônicas.

No ponto do fator ambiental, a falta de rotina pode ser uma das culpadas por acordar cedo. Até porque, os idosos tendem a não ter um horário fixo para acordar, o que pode acabar afetando os hábitos de sono deles. E eles também costumam ser menos ativos fisicamente, o que amplifica o problema.

No caso das mulheres, a menopausa pode ser uma influência nessas noites mal dormidas. Já que, o calor sentido, as mudanças de humor e suores noturnos podem atrapalhar o sono.

Vendo de forma geral, os idosos acabam não dormindo o suficiente por conta de distúrbios de sono que podem acabar mostrando irritabilidade, humor deprimido, problemas de memória e maior tendência para quedas ou acidentes.

Acordar cedo

Segredos do mundo

Por mais que o acordar cedo dos idosos possa ser relacionado com problemas, existem aqueles que gostam e sempre tiveram esse hábito. Contudo, também existem as pessoas que sempre preferiram a noite e funcionam melhor nela.

A diferença entre as pessoas diurnas e as notívagas é enorme, e os cientistas chamam esse padrão de comportamento de “preferência diurna”. E eles sabem que, pelo menos parcialmente, essa preferência está relacionada com os nosso genes.

De acordo com um novo estudo, as pessoas que preferem naturalmente acordar cedo possuem um menor risco de depressão e o bem-estar geralmente é maior. Isso pode acontecer porque os notívagos tendem a sofrer mais com o desalinhamento do seu relógio biológico por serem obrigados a acordar cedo no seu dia a dia.

As novas descobertas se basearam em pesquisas anteriores a respeito da disposição genética humana para a preferência diurna. Isso acabou demonstrando que as pessoas diurnas parecem ter benefícios de saúde relacionados por viverem mais alinhadas com seus próprios relógios biológicos.

“Descobrimos que as pessoas que estavam desalinhadas em relação ao relógio biológico natural eram mais propensas a relatar depressão, ansiedade e menos bem-estar”, disse a bioquímica Jessica O’Loughlin, da Universidade de Exeter, no Reino Unido.

Essa relação entre padrões de sono e problemas de saúde como depressão não é uma coisa nova. É bem estabelecido o quão importante os períodos regulares de sono e descanso são para o corpo e para a saúde mental e física.

Contudo, o que esse novo estudo enfatiza é o quão importante é alinhar o sono com o relógio biológico natural que, normalmente, segue os ciclos do dia e da noite.

“Nossa pesquisa indica que o alinhamento dos horários de trabalho com o relógio biológico natural de um indivíduo pode melhorar a saúde mental e o bem-estar dos noturnos”, concluiu a geneticista Jessica Tyrrell, também da Universidade de Exeter.

Fonte: Visão saúde

Imagens: IES, Segredos do mundo

Afinal, quantos dentes temos na boca? É normal ter a mais ou a menos?

Artigo anterior

Os olhos azuis não existem. Então por que é que os vemos dessa cor?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido