Health

Como os óculos de sol protegem os nossos olhos?

óculos
0

Óculos de sol são bastante utilizados como parte de composições de vestimentas, mas sua utilidade vai muito além disso. Além de trazer conforto à visão, os óculos de sol também evitam que os olhos sejam expostos a um espectro da radiação solar que pode causar problemas para a saúde: os raios UV-A e UV-B. Toda a composição desses apetrechos é pensada para proteger o olho contra a claridade excessiva e melhorar a qualidade da visão. Mas como isso acontece?

Como são constituídos os óculos de sol?

As lentes dos óculos de sol são construídas em camadas. Na maioria das vezes, são usados materiais como resina orgânica, policarbonato ou trivex, que é um polímero de alta resistência. Na parte mais externa da lente há uma camada de material espelhado, que é bem fina. Em seguida, existe uma outra camada feita de material anti-risco, que serve justamente para proteger a lente de possíveis descuidos do usuário. 

No caso de óculos com lentes polarizadas, há um filme polarizador em logo em seguida. Ele serve para eliminar brilhos intensos de objetos, como superfícies de água ou metais. Isso ajuda no conforto visual de quem está usando e melhora a definição das imagens em dias mais claros.

São lentes indicadas para usar na praia, para pessoas que praticam atividades ao ar livre, para dirigir durante o dia e para quem tem olhos fotossensíveis, como por exemplo, pessoas com baixa visão ou pacientes pós-cirúrgico de catarata. Além disso, o uso de óculos escuros com lentes polarizadas é essencial para alguns profissionais, especialmente os que se expõem ao sol por muito tempo, como patrulheiros, salva-vidas, construtores, trabalhadores de rodovias, porteiros de empresas em guaritas, policiais, viajantes e outros.

A proteção UV é adicionada junto às primeiras camadas da lente, já que ela é obtida por meio do uso de alguns compostos orgânicos ou metálicos que absorvem ou refletem a luz com determinadas frequências. Esses aditivos bloqueiam parte da luz de alta frequência que vem, por exemplo, dos raios ultravioleta. Já a última camada é antirreflexiva, que fica próxima aos olhos e serve para que não enxerguemos, por exemplo, o reflexo de nossa sobrancelha ou olhos, o que atrapalharia a visão. 

Ótica Rafael Lopes

Algumas lentes podem ter outras camadas incorporadas, como por exemplo, a camada que filtra a luz azul. Esse tipo de luz também é proveniente dos raios solares mas, principalmente, protege contra a luz das telas de smartphones, computadores, tablets, entre outros. Para pessoas que passam muito tempo em frente às telas, o filtro de luz azul é tido como uma funcionalidade importante.

Como esses apetrechos protegem os olhos?

Além de proteger os olhos contra os raios UV, os óculos também os protegem do excesso de luz. Quando o olho recebe muita luz, ele naturalmente fecha a íris. Uma vez que a íris já foi fechada ao máximo, a próxima etapa é apertar os olhos. Se ainda houver muita luz, como pode acontecer quando a luz solar está refletindo na neve, o resultado é o dano à retina. 

O acessório também protege a região ao redor dos olhos, ajudando na prevenção do câncer de pele, já que a área é bem sensível. O tamanho das lentes também interfere na proteção. Quanto maior os óculos, mais proteção eles oferecerão, porque os raios também incidem pelas partes superior, lateral e inferior.

No entanto, vale ressaltar que mesmo os óculos de boa qualidade têm data de validade e devem ser esporadicamente trocados quando têm sua película muito arranhada ou ainda, quando o filtro ultravioleta da lente estiver muito danificado. Para aqueles que utilizam óculos de grau, a tecnologia atual permite que sejam feitos óculos de sol com grau, o que torna a proteção ocular ainda mais cômoda.

Além disso, podem ser escolhidas as cores das lentes que se quer ter acesso, considerando que algumas possuem características específicas. As lentes de cor verde suavizam as tonalidades das cores, filtram a luz azul e aumentam o contraste em ambientes com pouca luz, o que promove baixa transmissão de calor para os olhos e produz, com isso, uma sensação refrescante.

HUPI

Já as lentes marrons fazem com que os objetos pareçam mais nítidos. É indicada para alta ou média exposição ao sol e para pessoas com sensibilidade relativa à luz intensa. A lente cinza, por sua vez, é a cor mais comum de óculos de sol.

A cor cinza filtra as radiações ultravioleta e infravermelha e fornece uma visão mais natural, sem aumentar o contraste. Já a lente de cor rosa filtra a radiação ultravioleta e transmite o infravermelho em pouca intensidade. Por isso, esta cor proporciona melhor contraste em ambientes com predominância das cores azul e verde.

Os danos dos raios UV-A e UV-B 

A pupila dos olhos se dilata ou se contrai de acordo com o nível de luz. Esse processo é natural do corpo e funciona como uma proteção para que só entre nos olhos a quantidade de luz adequada. No entanto, os óculos de sol servem como um “regulador de luz” e, por isso, é comum que as pupilas fiquem mais dilatadas, visto que os óculos já cumprem a função de bloquear parte da luz. 

Caso os óculos não tenham proteção contra raios UV-A e UV-B, a radiação solar pode entrar em maior quantidade pelas pupilas e causar danos visuais como catarata, lesão de córnea e degeneração na retinaA longo prazo, os efeitos do excesso de luz e radiação solar podem ser irreversíveis. 

Por esse motivo, é importante que, ao decidir investir em um óculos, que sejam escolhidos modelos de boa procedência e com certificação. Óculos originais e com certificado de proteção bloqueiam cerca de 99% da radiação.

Por outro lado, apetrechos que são vendidos sem qualquer certificado ou com certificação falsa apresentam sérios problemas nas lentes. Isso porque, nesses casos, elas costumam ser feitas de plástico comum com uma pequena cobertura de coloração sobre elas. Mesmo assim, elas podem imitar muito bem as lentes originais e, por isso, deve-se ter atenção redobrada para não adquirir um produto de origem duvidosa.

Telejogo: O primeiro videogame do Brasil

Matéria anterior

E se os humanos tivessem cauda?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos