Os ruivos podem mesmo desaparecer um dia?

POR A redação    EM Curiosidades      03/07/14 às 22h39

Pesquisas sobre uma possível extinção das pessoas ruivas circulam na internet a mais de 10 anos. Apesar de terem um ar de teoria da conspiração, elas informam um único motivo para essa afirmação: os genes recessivos.

É fato que uma pessoa ruiva existe graças a união de dois genes recessivos, um do pai e outro da mãe. Um gene recessivo é um trecho do DNA que só expressa sua característica quando herdado de ambos os progenitores.

Como ruivos e ruivas nem sempre escolhem procriar com pessoas ruivas, está feita a base para o argumento da extinção . Estima-se que apenas 1% da população mundial seja ruiva. Os ruivos são tão poucos que, como minorias, os grupos aproveitaram a tecnologia para se comunicar mais e discutir a questão.

Há até mesmo grupos de ruivos em redes sociais da internet, para incentivar  namoros, casamentos entre eles. Em setembro de 2012, um grupo de ruivos chegou a se reunir no vão livre no MASP em São Paulo com uma pauta de reivindicação bem clara: incluir os ruivos no Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Hoje o censo oficial brasileiro conta apenas as populações de negros, brancos, pardos, amarelos e índios.

A porcentagem de ruivos é maior na Europa, de 2 à 4% da população do continente. No oeste e norte da Europa, (Holanda e Escócia), os índices são maiores: de 10 à 13% da população.

E quanto a extinção?

No entanto o risco dos ruivos sumirem do mapa não é real. Isso porque apesar de extremamente raros, os genes recessivos também se apresentam em pessoas que não são ruivas. Sendo assim se um dos pais for ruivo e a outra parte tiver um gene recessivo, o ruivo poderá ter uma prole de ruivos normalmente. É claro que as chances do bebê nascer ruivo nesses casos são menores, de apenas 50%.

Sendo assim os charmosos cabelos alaranjados e as sardinhas devem continuar sendo raros, mas, exceto por uma catástrofe de proporções globais, os ruivos continuarão a nascer no mundo todo, e nos encantando com sua beleza.

ruiva

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+