• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

8 segredos escondidos nos produtos Apple

POR PH Mota    EM Ciência e Tecnologia      18/05/16 às 19h04

Nos games e filmes, frequentemente vemos easter eggs escondidos pelos programadores e animadores. A prática também é comum entre desenvolvedores de softwares da Apple, como MacBook, iPad e iPhone.

Referências à obras da literatura do cinema ou games clássicos estão escondidas nos códigos dos dispositivos e podem ser acessadas seguindo alguns passos. A maior parte dos segredos podem ser desvendados pelo terminal do Macbook, mas alguns estão também escondidos nos dispositivos móveis.

Confira alguns segredos que você pode acessar em seus aparelhos Apple agora mesmo.

Mini games

screen_shot_2014-06-27_at_2.16.29_pm

Escondidos dentro do Terminal do MacBook, estão alguns jogos de vídeo game clássicos. Ao abrir o programa em seu computador Mac, digite 'emacs' (sem as aspas), e aperte Enter. Depois aperte ao mesmo tempo as teclas Esc e X e no espaço aberto digite o nome do jogo que quer jogar. As opções são 'tetris', 'pong' e 'snake'.

Terapia

screen_shot_2014-06-27_at_2.28.59_pm

Da mesma forma que você acessa o terminal para digitar games escondidos, você pode ter um terapeuta disponível. Após pressionar Esc e X na janela do terminal, digite 'doctor'. O computador vai pedir para que você descreva seus problemas e vai te dar respostas para, quem sabe, poder solucioná-los.

Tela azul da morte

Windows_XP_BSOD

Para usuários de Windows, a tela azul quando dá algum erro no sistema é extremamente conhecida. Para apimentar a rivalidade com a Microsoft, a Apple fez uma "homenagem" à mensagem de erro em seus computadores. Quando um MacBook reconhece um PC numa rede compartilhada, um computador com a famosa tela azul da morte aparece na lista de dispositivos.

Datas famosas

screen_shot_2014-06-27_at_2.30.43_pm

O terminal do Mac é o local onde vários dos easter eggs da empresa podem ser acessados. Ao abrir o programa em seu computador, digite a linha de comando 'cat /usr/share/calendar/calendar.history'. Depois de apertar enter você terá acesso a uma lista de datas históricas.

Comentários de filmes

1817wcmm3rxbdpng

Quando o usuário de produtos Apple utiliza comandos de voz, tem respostas da Siri. A personagem entende muito de cinema e quando você pergunta o que ela acha de alguns filmes, ela tem uma opinião pronta pra te dar. Opiniões de Siri sobre filmes como A Origem, Matrix e O Mágico de Oz já foram registradas. Infelizmente, o easter egg só está disponível na língua inglesa.

Star Wars

screen_shot_2014-06-27_at_2.40.56_pm

Mais uma vez, um easter egg que pode ser acessado por meio do terminal. Ao digitar o texto 'telnet towel.blinkenlights.nl', você vai dar de cara com a famosa frase "A long time ago in a galaxy far, far away...". Depois disso, todo o filme será apresentado por meio de arte em ASCII.

Star Trek

tumblr_nmi56lvq8l1sztyb3o1_1280

A partir do iOS 8.3, os usuários podem desbloquear um emoji com a famosa saudação vulcana de Star Trek, "vida longa e próspera". Abra este tuíte no seu dispositivo móvel Apple (iPhone ou iPad) e copie o ícone. Depois vá em Configurações > Geral > Teclado > Substituição de texto. Clique no sinal + e cole o emoji no campo indicado. Digite o atalho que deseja para acessar o emoji e salve as configurações.

Senhor dos Anéis

Screen-shot-2012-12-01-at-PM-03.33.58

Vários símbolos da cultura pop estão camuflados nos códigos do Mac. No terminal de seu MacBook, digite o código 'cat /usr/share/calendar/calendar.lotr'. Os fãs de Senhor dos Anéis vão poder acompanhar uma linha do tempo com vários eventos importantes da história da Terra Média.

Como será que os usuários encontraram essas surpresas pela primeira vez? Fica o mistério. Assim como fica a dúvida de porque os desenvolvedores esconderam os easter eggs ali. O importante é que agora a gente conhece os segredos e pode acessá-los.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+