Curiosidades

Os sotaques brasileiros e suas origens

0

O Brasil tem 8.516.000 km² de extensão territorial. Nesse espaço gigante, temos uma população de 212,6 milhões, segundo pesquisa do Banco Mundial em 2020. Então a diversidade linguística é algo já conhecida por todos que por aqui passam. Veja quais são os sotaques do Brasil.

Os sotaques do Brasil

Sotaques do Brasil

Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos

Cultura é um conjunto de práticas e crenças que um determinado grupo compartilha. Assim, para além das vestimentas, comidas, tradições e estilos de vida, a cultura também é a língua.

Dessa forma, o Brasil é extremamente rico em cultura, tendo uma história que já recebeu influências portuguesas, africanas, indígenas, espanholas, holandesas, italianas, alemãs e por aí vai.

Em cada grupo que influenciou o país, havia as diferenças entre si. Por exemplo, nem todo português colonizador era da mesma região. Logo, eles também tinham sotaques entre si.

“Os portugueses vinham em ondas, em diferentes épocas. Por isso, o idioma trazido nunca foi uniforme”, explica Ataliba Teixeira de Castilho, linguista e filólogo, consultor do Museu da Língua Portuguesa e professor da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).

Adicionando à base linguística já riquíssima, que foram os diferentes dialetos e idiomas indígenas, recebemos também as diversidades africanas. Com isso, o português europeu começou a se espalhar também.

Além disso, de acordo com cada mistura especial de cada região, sotaques foram se formando. Hoje, temos alguns bem definidos de ponta a ponta.

Caipira

O sotaque caipira está presente em diversas regiões, por isso, recebe seu próprio nome. Dessa forma, o que caracteriza esse sotaque é a presença forte do R.

Presente nos interiores tanto de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e mais, esse sotaque deriva da mistura dos portuguesas com o indígenas ainda nos séculos 16 e 17.

Goiano/mineiro

Esse sotaque gera debate entre os povos, porém, é inegável que os estados têm formas parecidas de falar. Além da influência do sotaque caipira, o goiano e o mineiro também fazem uso de diminuitivos e palavras entrecortadas. Se parassem com a guerra entre eles, os dois estados poderiam ser irmãos de sangue.

Carioca

O S chiado, como se fosse um X, é a principal marca do sotaque carioca. Isso porque a região foi sede da corte portuguesa entre 1808 e 1812. Por isso, recebeu fortes influências do português europeu. Contudo, pessoas do litoral paulista, de Santa Catarina e do Pará também podem ter esse sotaque.

Baiano

O baiano tem um sotaque facilmente identificável, sendo arrastado e com um S assobiado. Isso se formou por meio de uma mistura de diversos sotaques, como o português, carioca e paulista.

Gaúcho

O sotaque do Rio Grande do Sul é marcado pelo R e L bem marcados. Assim, esse sotaque originou da mistura do português com o espanhol no século 17. Naquela época, a região recebeu padres jesuístas vindos da Espanha.

Paulista

O paulista, da capital de São Paulo, tem um jeito de falar marcado por ser um tom mais baixo, influenciado por indígenas, portugueses e italianos.

Paraense

Essa região recebeu menos influências misturadas, sendo derivado de uma forma mais pura dos dialetos indígenas. Assim, no lugar de você, falam tu e pronunciam R e S de forma leve.

Catarinense

A fala de pessoas de Santa Catarina foi fortemente influenciada pelos portugueses da Ilha de Açores, que colonizaram a região. Então, têm a fala cantada e acelerada, marcada pela letra E.

Fonte: Nova Escola, UOL

Entenda o porquê do ”chip da beleza” preocupar os médicos

Artigo anterior

Hábitos que parecem inofensivos, mas fazem mal para o corpo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido