Para que servem os cílios?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      21/05/15 às 19h16

Os olhos são um dos órgãos mais frágeis e também mais expostos do corpo humano. Por isso eles necessitam de proteção extra do organismo.

Por isso temos, por exemplo, as sobrancelhas que servem para protegê-los de serem atingidos pelo suor do rosto, entre outras coisas. As pálpebras tem uma função parecida, já que se fecham e protegem os olhos em qualquer ameaça de perigo.

cilios

Mas e para que servem os cílios? Eles também estão ali para servir como proteção dos olhos. No entanto, eles protegem o órgão de riscos invisíveis. Pelo menos é o que aponta um grupo de cientistas do Georgia Institute of Technology.

O experimento

Os pesquisadores realizaram um experimento utilizando cílios postiços feitos de cílios verdadeiros, cílios falsos feitos com material sintético e uma membrana de papel.

Os cílios e a membrana foram colocados em volta de um pequeno recipiente com água, para simular a umidade do olho. Então, dispararam jatos de ar nos objetos.

experimento

Com a experiência, os cientistas descobriram que a quantidade de água evaporada do recipiente protegido por cílios normais foi 50% menor do a do recipiente protegido com cílios artificiais.

Os teste foi repetido, mas ao invés de utilizar apenas ar, os cientistas adicionaram poeira. O resultado? Os cílios naturais foram capaz de reter 50% das partículas de sujeira que cairiam nos olhos.

Além disso, os cientistas descobriram que quanto mais longos os cílios, maior é a proteção. De acordo com os pesquisadores, os cílios servem também como alerta.

Quando algo toca os cílios, o cérebro entende que algo está prestes a atingir o olho, por isso ele se fecha automaticamente.

O que aconteceria se você arrancasse os cílios?

cílio

Você já imaginou como seria a vida sem cílios? Existem entre 100 e 150 fios nas pálpebras superiores, com o passar do tempo eles precisam se renovar. Por isso caem, para que novos fios possam nascer.

No entanto, em alguns casos, por problemas com microrganismos ou acidentes, é possível perder todos os fios de uma vez. Quando isso acontece, as consequências são que os glóbulos oculares ficam mais sensíveis e a pessoa sofre com ardência e desconforto ao se expor à luz.

Mas ao contrário do que muita gente imagina, é possível fechar os olhos normalmente.

 

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+