Entretenimento

Pássaro-lira: O maior imitador do reino animal

0

O pássaro-lira (Menura novaehollandiae) é conhecido por suas canções com notas perfeitas. Mas também por imitar outras espécies do reino animal, assim como a capacidade de reproduzir aparelhos industriais. Sua voz é conhecida pela versatilidade e potência. 

Ele foi documentado pela primeira vez em novembro de 1797 por David Collins, secretário colonial de Sydney, na Austrália. O pássaro-lira possui similaridades com os pavões, galinhas e faisões. 

Uma característica é que os machos adultos podem chegar a até um metro de comprimento, exibindo oito pares de penas que podem levantar a uma altura de até 75 centímetros. Isso forma uma estrutura parecida com a de uma lira, instrumento musical de cordas que remonta ao Período Micênico (1600 a.C. – 1200 a.C.).

No momento que a ave apruma seu instrumento musical de penas é que se inicia a uma das cantorias mais diferenciadas da natureza. Neste momento, o pássaro-lira inicia a intercalação entre o ritmo da sua voz com sons que estão na sua memória, muitos escutados de fonte diferentes, como animais e motores.

No entanto, ele só consegue se apresentar perfeitamente após um período de sete anos, tempo que leva para que as penas da sua cauda se desenvolvam completamente. Isso é cerca de 20% do ciclo de vida do animal.

As imitações do pássaro-lira 

Fir0002/ Wikimedia Commons

Durante os últimos anos, vários biólogos e naturalistas tiveram a oportunidade de registrar momentos especiais dessa espécie. Entre os acontecimentos observados está ele imitando um objeto mecânico para impressionar uma fêmea da espécie.

Já em 1998, o conservacionista Sir David Attenborough, em uma gravação da BBC para o especial “The Life of Birds”, mostrou o processo de atração entre dois pássaros-liras criados em um cativeiro.

O macho, vindo do Zoológico de Adelaide, Austrália, aprendeu até mesmo a imitar ferramentas elétricas. Ele fez o barulho durante a construção do cercado de pandas perto do seu habitat.

Também foi documentado o pássaro-lira imitando uma kookaburra, com um som gutural semelhante ao da família dos guarda-rios.

Pássaro-lira imitando choro de bebê

No zoológico de Taronga, na Austrália, foi escutado um choro de bebê vindo de dentro da cerca das aves. Se os visitantes fossem procurar a criança dona do barulho estridente, encontrariam apenas o pássaro-lira. O animal conseguiu imitar os lamentos infantis de forma impressionante.

Esse feito foi de Echo, um pássaro-lira soberba de 7 anos de idade. O vídeo da imitação foi publicado no Twitter do zoológico de Sydney. A postagem diz:  “Aposto que você não estava esperando esse despertador. Você não está ouvindo coisas, nosso pássaro-lira Echo tem a incrível capacidade de replicar uma variedade de gritos — incluindo o choro de um bebê.”

Para o The Guardian, a supervisora da unidade de pássaros de Taronga, Leanne Golebiowski, afirmou que o Echo pode imitar uma furadeira, um alarme de incêndio e o aviso de “evacuar agora” do zoológico.

Segundo ela, o Echo pratica a imitação de choros de bebês há cerca de um ano antes do vídeo ser publicado. Porém, ela não explicou como ele aperfeiçoou seu treinamento, já que naquela época o zoológico estava fechado por causa da covid.

“Só posso assumir que ele pegou de nossos convidados”, afirmou Glebiowski. “Obviamente, ele tem trabalhado em seu ofício durante o confinamento. Mas isso me preocupa, pois eu pensei que o zoológico era um lugar feliz para as famílias visitarem!”

Fonte: Mega Curioso, Revista Galileu

A maior estrela do universo

Matéria anterior

Empresa americana pretende mapear o fundo do mar

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos