Natureza

A maior estrela do universo

Maior estrela do universo
0

Quando colocamos na cabeça que somos criaturas minúsculas, vivendo e construindo uma sociedade em um corpo celeste e que, a centenas de quilômetros para cima, existe um universo infinito que guarda segredos. Segredos esses que cientistas passam 24 horas por dia tentando desvendar! 

O universo é cheio de coisas que não sabemos ainda, mas existem coisas que já conseguimos afirmar. Veja algumas informações incríveis sobre o espaço, começando pelo fato que a Terra não é uma esfera!

O planeta não é uma esfera

Planeta Terra

Reprodução

Você com certeza já viu fotografias do planeta, tiradas diversas vezes por missões variadas, que mostram uma esfera perfeita. Mas, isso não é bem verdade. E não, a Terra também não é plana ou quadrada.

Acontece que a rotação da Terra cria uma força mais concentrada no equador e mais fraca nos polos. Por conta da distribuição irregular da massa terrestre, a força arrasta a parte equatorial para fora, dando um formato um pouco mais achatado, como se algo tivesse sentado na bola.

Mas, o efeito é muito pequeno, tão pequeno que só equivale a uma diferença de 0,3% entre o diâmetro do equador e o diâmetro dos polos. Então, é uma diferença de 41 km, mais ou menos, mas, considerando a imensidão do planeta, não conseguimos perceber isso.

Bola de fogo

Agora falando do Sol, você provavelmente já ouviu falar que é uma bola de fogo que está constante queimando, mas isso também não é verdade. Parece ser verdade quando está lá fora no sol do meio-dia, mas isso é só a sensação do calor emitido pelo Sol.

Sendo assim, a verdade é que a bola não está “queimando” porque esse termo se refere a uma reação química que envolve a reordenação de elétrons em um átomo. Então, o elemento não muda, mas o arranjo dos elétrons sim.

Só que o Sol é feito na maior parte pelos gases Hélio e Hidrogênio e usa um processo de fusão nuclear, o que significa que os átomos não são reordenados e sim mudados! O Sol converte o Hidrogênio em Hélio e energia, tanto que libera três trilhões de toneladas de energia por minuto.

Assim, isso é cerca de 100 milhões de toneladas de dinamite em explosão por segundo, segundo a Nasa. Isso só é possível em condições de extrema pressão e calor, como se fosse uma enorme panela de pressão. Então o Sol não queima, mas sim faz fusão!

O corpo celeste mais pesado do Sistema Solar

Apesar do fato que o Sol está convertendo combustível em energia constantemente, ele ainda é a coisa mais pesada do Sistema Solar e não é por pouco! O Sol corresponde a 99,85% da massa de todo o Sistema Solar.

Dessa maneira, todos os planetas juntos só correspondem a 0,135% da massa do Sol. Você deve estar se perguntando como gases conseguem ser mais pesados que massa sólida.

Acontece que a pressão extrema do Sol condensa a maior parte das moléculas do gás no núcleo, que corresponde a 2% do volume total, com uma densidade 15 vezes maior que a de chumbo. Isso significa que esses 2% de volume do Sol já é metade da massa total! 

Estrela mais pesada

Agora a estrela mais pesada do universo é realmente incrível. Se o nosso Sol fosse lutar contra outras estrelas, ele provavelmente não ganharia. A estrela mais pesada é a R136a1. O nome não é memorável, mas as propriedades são. Essa estrela gigante pesa cerca de 315 vezes mais que o Sol, consegue imaginar uma coisa dessa?

O que faz essa estrela ser tão pesada é a grande quantidade de Carbono, Nitrogênio e Hélio ionizado. São esses elementos super pesados que compõem a massa e o brilho da estrela. Inclusive, o brilho é tão intenso que o Sol seria ofuscado tal como o Sol ofusca a Lua

Maior estrela

Maior estrela do universo

Reprodução

A estrela R136a1 é incrivelmente pesada, mas não é a maior estrela. Esse título é de Stephenson 2-18, a maior estrela conhecida por nós. Ela é gigante, mas não é tão aparente para nós da Terra porque ela está localizada a quase 19 mil anos-luz. Mesmo assim, o tamanho incrível faz ela se sobressair contra as outras estrelas ao seu redor, com um raio 2 mil e 100 vezes maior que o raio do nosso Sol.

Aquamação: a cremação feita com água

Matéria anterior

Pássaro-lira: O maior imitador do reino animal

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos