Curiosidades

Afinal, o que é o Tesouro Selic?

0

Existem vários meios de ganhar dinheiro, mas para isso, é preciso conhecer alguns caminhos diferentes, um tanto mais elaborados. O mundo do investimento tem sido refúgio para muitas pessoas, pois vem apresentando uma crescente cada vez maior. Investir é uma ótima opção para quem deseja crescer e ver seu dinheiro gerando bons lucros. Mas, como afirmamos anteriormente, é necessário ter conhecimento na área para que não haja falhas e assim evitar perder todo o seu dinheiro. Se você conhece um pouco desse universo e pelo menos o básico de como as coisas funcionam, já ouviu falar do Tesouro Selic, né?

Muitas pessoas já ouviram falar sobre isso ou pelo menos ouviu esse nome, mas não sabem o que realmente significa. É de extrema importância saber sobre esse assunto antes de entrar de cabeça no mundo dos investimentos. E, pensando um pouco melhor sobre o assunto, decidimos então trazer essa matéria para você, caro leitor. Buscamos algumas informações a respeito do Tesouro Selic e deixamos a seguir. Compartilhe com seus amigos desde já e, sem mais delongas, vamos lá.

Afinal, o que é o Tesouro Selic?

Tesouro Selic é um título público do governo e sua rentabilidade está atrelada à taxa básica de juros da economia. Essa, por sua vez, é a taxa Selic. Antes de ser conhecido assim, o Tesouro Selic era chamado de LFT (Letra Financeira do Tesouro). Mas, quem faz o uso desse Tesouro e para quem ele é indicado? Bom, como falamos anteriormente, o Tesouro Selic é indicado para o investidor que busca uma rentabilidade pós-fixada indexada à taxa de juros da economia.

Esse investimento possui fluxo de pagamento simples. O que isso quer dizer? O investidor faz a aplicação e recebe o que foi investido somando à rentabilidade, que chamam de valor de face, na data de vencimento do título.

Como funciona a Taxa Selic Over

A taxa Selic Over era um tipo de investimento não muito duradouro. Antigamente, durava apenas um dia pois, na época, a inflação do Brasil crescia rápido demais. Hoje, essa taxa é a média ponderada das operações feitas no sistema Selic que duram 1 dia. Vale lembrar que essas operações são sempre feitas em títulos públicos federais. Sempre que essas operações são feitas com os títulos públicos federais como garantia, consequentemente gera-se a taxa Selic Over.

Muitos se questionam sobre a rentabilidade do Tesouro Selic. Esse rende 100% da Selic Meta, mas se a taxa básica do juros subir, a rentabilidade do título também sobre. Caso a taxa caia, a rentabilidade cai junto.

Principais riscos do Tesouro Selic

Podemos encontrar dois tipos de pessoas nesse mercado, que são as pessoas que precisam de dinheiro e as que possuem muito, a ponto de emprestar. Quando investimos em uma poupança, por exemplo, estamos emprestando dinheiro para o banco. Quando investimos no Tesouro Selic, também estamos fazendo um tipo de empréstimo, mas dessa vez para o governo.

Parece algo improvável, mas até o governo precisa de dinheiro emprestado, além disso é considerado como o melhor pagador de empréstimo, visto que é a única entidade que possui autonomia para emitir mais dinheiro, se preciso for. Aqui só existem dois tipos de riscos, sendo eles: Risco de crédito, que é quando a instituição para quem se emprestou dinheiro não consegue parar o investidor por não possuir dinheiro o suficiente e o risco de liquidez, que é quando o investidor não consegue resgatar com facilidade o dinheiro que tem aplicado.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.

7 celebridades que sabem pilotar avião e você provavelmente não sabia

Matéria anterior

Rússia planeja ressuscitar um exército por meio de clonagem

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.