• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Por que a salva de funerais tem 21 tiros?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      18/05/15 às 18h55

Nas cerimônias fúnebres de militares geralmente ocorre uma salva de tiros. A cena é bastante comum em seriados e filmes, mas também acontece na vida real. Talvez você não tenha percebido, mas ao todo 21 tiros são disparados nestes casos.

E não pense que a escolha do número é aleatória, ela possui um significado! Tudo começou provavelmente na Idade Média, quando cavaleiros europeus sepultavam militares de alta patente dando três tiros para o alto.

funerais

Os tiros representavam pai, filho e espírito santo, respectivamente, e eram disparados para manter maus espíritos distantes. Em seguida, ainda no período medieval, foi quando surgiu a tradição dos 21 tiros.

Isso aconteceu quando os rituais de salva fúnebre e de gala para cumprimentos militares se unificaram. Quando se aproximavam de uma fortificação, as tropas de guerra descarregavam canhões e mosquetes, demonstrando vir em paz.

funeraaal

 

O procedimento também foi adotado por tripulações de navios, avisando sobre sua chegada em território alheio. Uma das possíveis escolhas para o número 21 seria porque na época sete era a salva máxima de tiros a bordo, que devia ser respondida três vezes pelas fortificações de terra, ou seja, com 21 tiros.

salva

Atualmente, as salvas de gala homenageiam governantes e militares, já as salvas fúnebres são feitas pela Força Armada? à qual pertencia ?o falecido.

Próxima Matéria
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+