Por que a sandália Crocs é proibida em escadas rolantes?

POR Ultra Curioso    EM Mistérios & Horror      25/08/15 às 16h58

Por ser prática, divertida e unissex, a famosa sandália Crocs, produzida com a resina de célula fechada chamada Croslite (uma espécie de borracha), transformou-se numa verdadeira febre desde que foi lançada oficialmente no ano de 2002, sendo usada por crianças, jovens e adultos de todas a idades.

Entretanto, o aparente conforto, resistência e design exclusivo do calçado parece ter um "alto preço" prático, podendo (literalmente) custar a vida de alguém. Em alguns lugares como escadas rolantes e esteiras, a Crocs chega a ser proibida. Mas por que esse medo em torno desse calçado tão simpático?

Antes de explicarmos por que a sandália Crocs é proibida em escadas rolantes, é preciso entender que qualquer objeto usado de forma incorreta pode pode causar acidentes. Entretanto, a Crocs é um calçado que pode proporcionar esses acidentes em alguns casos.

July 20,  2007 Slug:  me-escalator assignmet no:  192673 Photographer:  Gerald Martineau Location: Smithsonian Metro Stop Summary: people wearing "Croc" shoes Caption:   We photograph people, kids in this instance of photos, wearing Crocs as they travel the Smithsonian Metro stop escalators for story on the dangers of getting this type of shoe caught in the grooves of the steps.  StaffPhoto imported to Merlin on  Fri Jul 20 16:31:04 2007

O número de acidentes envolvendo a Crocs em escadas rolantes é grande e, infelizmente, não é raro. Houve casos de pessoas se acidentando na Europa, Japão, Cingapura, Estados Unidos e aqui no Brasil, que tiveram seus pés feridos quando o calçado prendeu no vão das escadas. Houve um caso de amputação do dedo de uma criança de dois anos de idade em Singapura, que estava utilizando um calçado de borracha quando o seu pé ficou preso no "dentes" no topo da escada rolante.

Uma das explicações para as ocorrências com esse tipo de calçado seria por causa da alta aderência e flexibilidade do material. O material que compõe a Crocs adere de forma mais intensificada à superfícies de lugares como escadas rolantes, esteiras e elevadores.

Além disso, quando o indivíduo na escada rolante mantém o pé (calçado com Crocs) próximo às laterais da escada enquanto esta se movimenta, pode ocorrer de o calçado ser "sugado" pelas brechas da escada, devido à sua flexibilidade e material super aderente.

Rory McDermott, 4, poses for a picture with his Crocs shoes at his home in Vienna, Va., on Friday Sept. 7, 2007. The boy's Croc-clad left foot was caught in an escalator on August 30, 2007. Crocs and other soft-soled shoes, such as flip-flops, can be prone to escalator entrapment. (AP Photo/Jacquelyn Martin)

O grande número de acidentes envolvendo essa sandália fez com que placas com avisos fossem fixadas em esterias e escadas rolantes, com o intuito de lembra que a "inocente" Crocs pode fazer você perder seu pé!

5ouqiq

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+