É verdade que Marte vai ficar do "tamanho da Lua" dia 27 de agosto?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Ciência e Tecnologia      25/08/15 às 16h58

Uma mensagem que está sendo compartilhada nas redes sociais diz que no dia 27 de agosto deste ano o planeta Marte vai poder ser visto no céu em um tamanho enorme. Será que isso vai mesmo acontecer?

A imagem acima vem sendo amplamente divulgada para demonstrar como o fenômeno iria ocorre, no entanto, é possível perceber claramente que se trata de uma montagem.

O planeta vermelho não vai aparecer no céu do tamanho da lua, trata-se apenas de um mito compartilhado nas redes sociais. Além de dizer que o acontecimento seria daqui a dois dias, também há a informação de que ele se repetiria em 2287.

Mas, não! O fenômeno não vai ocorrer agora e nem daqui a alguns anos. De acordo com a revista Business Insider, o responsável pelo post que viralizou na internet foi Joseph Ayoub.

DOTE

Ele teria conseguido que a postagem fosse compartilhada mais de 500 mil vezes, comentada por mais de 19 mil pessoas e recebesse mais de 140 mil curtidas. Ou seja, mais um exemplo de que os internautas em geral costumam acreditar em tudo o que veem na rede.

Origem de tudo

MARTE

O mito de que Marte apareceria grande no céu surgiu em 2003, quando o planeta realmente se aproximou da Terra. De acordo com astrônomos, foi a maior aproximação em 60 mil anos.

Quando isso aconteceu, Marte realmente pôde ser visto no céu, mas não como na imagem compartilhada. O planeta não era tão visível e brilhante para os terráqueos.

Essa aproximação é conhecia como perigeu e ocorre a cada 26 meses, os cientistas aproveitam esse período de aproximação para enviar sondas ao planeta.

Apesar do fenômeno ser comum, ele não vai ocorrer no dia 27. Na data Marte estará próximo ao Sol e, por isso, definitivamente não estará visível.

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+