Curiosidades

Por que alguns atletas usam fitas adesivas coladas no corpo?

0

Estamos a todo o momento observando tudo o que está a nossa volta. Com isso, buscamos sempre respostas para aquilo que nos intriga ou nos chama a atenção, não é mesmo? Um exemplo disso: as fitas adesivas pregadas nos corpos dos atletas. Se você acompanha os eventos esportivos, já deve ter notado esse detalhe na maioria dos atletas. Esse acessório é bastante visível em alguns esportes, como: vôlei e atletismo, por exemplo. Os competidores usam roupas que proporcionam uma visibilidade maior da fita. Se você já viu, provavelmente já se perguntou o motivo, né?

As fitas Kinésio são acessórios elásticos com uma superfície fortemente adesiva. Elas podem ser encontradas em várias cores e padrões. Elas foram projetadas para aproximar o peso e a espessura da pele. Essas fitas podem ser esticadas sobre qualquer parte do corpo. São feitas de fibra de algodão e possuem um suporte acrílico ativado por calor que permanece ligado por até cinco dias. As fitas, quando usadas, erguem as camadas superiores da pele para longe do músculo, aliviando assim a pressão e a dor na área afetada. Dessa forma, têm sido usadas no tratamento de lesões traumáticas de nervos e músculos.

O acessório foi criado pelo Dr. Kenzo em meados da década de 1970. No entanto, começaram a aparecer nos corpos dos  atletas apenas em 2008 durante os Jogos Olímpicos de Pequim. A exposição foi o suficiente para despertar o interesse das pessoas, de modo que as vendas apresentaram um aumento de 300%. Diferente do que muitos imaginam, o uso do objeto é mais complexo do que parece, pelo menos no sentido de melhora atlética, visto que, para obter os benefícios, é necessária uma técnica específica que precisa de treinamentos.

As fitas Kinésio realmente funcionam?

Diante de todas as informações que temos, essa é uma dúvida comum de muitas pessoas. Bom, essa é uma questão que ainda gera uma certa controvérsia. Um relatório divulgado no ano de 2012 na revista Sports Medicine concluiu que existia “pouca evidência em testes de qualidade para apoiar o uso da fita Kinésio ou outros tipos de bandas elásticas no tratamento ou prevenção de lesões esportivas”. Enquanto isso, a jogadora alemã de vôlei de praia Sara Goller, que usou as festas nas Olimpíadas de Londres em 2012, disse que o acessório pode “liberar ou aliviar a tensão nos músculos, a depender dos efeitos que o atleta realmente deseja obter”.

Vale ressaltar que as fitas não fazem milagres em termos físicos, mas elas são capazes de dar aos atletas um tipo de “impulso de confiança”. Isso porque eles acreditam que ela ajuda a tratar os corpos machucados. De fato, em diversas competições de alto nível, a menor forma de encorajamento já pode mudar totalmente o rumo das coisas, dando um resultado mais satisfatório e coragem para continuar na disputa. Ainda assim, como afirmado anteriormente, diversos atletas fazem o uso desse acessório.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Como os comissários de bordo descansam em voos longos?

Matéria anterior

Por que os cientistas calcularam todos os cocôs de peixes nos oceanos do planeta?

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.