Curiosidades

Veja os eventos astronômicos de 2021

0

Se existe ou não vida no espaço sempre foi uma indagação de todas as pessoas. Você, acreditando em seres esverdeados que habitam outros planetas por aí no espaço ou não, não poderá questionar uma coisa: a beleza do universo e os fenômenos que ele tem.

Todos os anos, acontecem milhares de eventos astronômicos, como as fases da lua, chuvas de meteoro, eclipses, ocultações, oposições, conjunções e outros eventos interessantes. Alguns eventos que acontecem pode ser vistos a olho nu, outros apenas com a ajuda de telescópios.

O ano passado fez com que nós ficássemos em casa. Mas isso não quer dizer que todo mundo conseguiu ver os vários eventos astronômicos, que aconteceram em 2020. Mas isso não tem problema. Porque todo ano somos sempre contemplados com, pelo menos, alguns deles.

Como ainda não sabemos quando a vida voltará completamente ao normal nos resta continuar em casa. E nesse tempo podemos olhar para cima porque sabemos que o céu de 2021 terá fenômenos para serem vistos.

Segundo o calendário astronômico, 2021 irá ser marcado por eclipses, super luas e chuvas de meteoros. Mostramos aqui as datas dos eventos principais.

1 – Eclipses

Esse ano terá ao todo quatro eclipses. Dois deles vão ser parcialmente visíveis da América Latina, um eclipse lunar total e um outro parcial. As datas para esses eclipses são:

26 de maio: eclipse lunar total;

10 de junho: eclipse anular do sol;

19 de novembro: eclipse lunar parcial;

04 de dezembro: eclipse solar total.

2 – Super luas

Esse é o nome dado ao fenômeno que acontece na época de lua cheia e quando nosso satélite natural está mais perto de nós. Dessa forma, temo a ilusão de que a  lua está maior do que o de costume. Esse ano serão três super luas.

08 de abril: superlua “Rosa”;

26 de maio: superlua “Flores”;

24 de junho: superlua “Morango”.

3 – Chuvas de meteoros

Essas chuvas acontecem quando um grupo de meteoros, que são causados pela entrada de detritos na atmosfera terrestre em uma velocidade muito grande, é observado passando por um único ponto no céu.

As pessoas que moram em cidades grandes podem ter mais dificuldade para ver esse fenômeno por conta da iluminação dos centros urbanos A maior parte das chuvas de meteoros em 2021 vão acontecer no segundo semestre.

De 22 para 23 de abril: Líridas;

De 06 para 07 de maio: Eta Aquarídeos;

De 28 para 29 de julho: Aquarídeos delta;

De 12 para 13 de agosto: Perseidas;

07 de outubro: Draconídeos;

De 21 para 22 de outubro: Orionidas;

De 04 para 05 de novembro: Taurídeos do Sul;

De 17 para 18 de novembro: Leônidas;

De 13 para 14 de dezembro: Geminidas;

De 21 para 22 de dezembro: Ursidas.

O nível de insetos ao redor do mundo está diminuindo. E isso é bastante alarmante

Matéria anterior

Como a princesa Margaret influenciou o Horóscopo?

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar