Curiosidades

Por que as baratas morrem de cabeça para cima?

0

Diversas coisas são capazes de despertar o nosso medo e causar um tremendo pânico. As baratas estão na lista dos animais que as pessoas provavelmente não vão querer ver andando na cozinha ou nas paredes do quarto. Além de medonha, as baratas possuem um mal cheiro e podem ser extremamente nojentas, visto que vivem em esgotos e fossas.

Uma coisa que choca muitas pessoas é o fato de que as baratas podem morar também dentro de suas casas. Sempre que encontramos esse inseto dentro de casa, o instinto natural é matá-lo.

As baratas não são só assustadoras e nojentas. Existem diversas coisas chocantes a respeito desses animais. Como exemplo disso, as baratas são capazes de sobreviver a grandes quantidades de radiação e até mesmo sobreviver sem sua cabeça, por vários dias. Segundo estudos, as baratas já existem há mais de 320 milhões de anos. Hoje em dia, mais de 4 mil espécies estão espalhadas pelos quatro cantos do nosso planeta.

Baratas

Mundo educação

Elas podem até parecer imortais, mas não são. Você já reparou que as baratas morrem de pernas para o ar? Claro que não são todas que morrem dessa forma. Geralmente, isso acontece quando o inseto está andando em uma parede ou em algum outro lugar vertical e é borrifado com veneno. Como resultado, as baratas caem para trás e ficam mortas de barriga para cima.

Isso acontece porque, quando elas entram em contato com os inseticidas, o envenenamento dele acaba provocando espasmos. Por sua vez, ele faz com que as baratas tombem e esperneiem até morrer sem ter forças ou coordenação para se virarem para baixo.

“Isso acontece porque, assim como a maioria dos insetos, as baratas não tem músculos nas patas, e sua respiração é involuntária. Suas patas funcionam por um mecanismo diretamente ligado às entradas de ar dos insetos, nas laterais do corpo. Ao jogarmos veneno, ou outros gases, como desodorante, todos os músculos da cucaracha se contraem. Isso faz com que as patas se transformem literalmente em “molas” para empurrá-la e assim, tombá-la de costas”, explicou Renan Carrenho, biólogo e doutorando pelo Museu de Zoologia da USP.

Em comparação, se as baratas morressem em condições normais, elas apoiariam as asas no chão e dariam um impulso para se virarem de novo. Contudo, o efeito do veneno atua sobre o seu sistema nervoso. Como resultado, ele diminui a força e a coordenação.

Morte

Jornal do pet

Justamente por isso que as barata ficam de pernas para cima quando morrem por conta de veneno. Se uma barata estiver andando no chão e se borrifar veneno em cima dela, ela irá morrer na posição em que se encontra. Ou seja, com suas asas para cima. Independente de como as baratas irão morrer, uma coisa que quase todas as pessoas concordam é que elas não podem ficar vivas, ainda mais se estiverem dividindo o mesmo ambiente que as pessoas.

“Logo, esse fenômeno corriqueiro é basicamente fruto da ação gravitacional sobre a parte mais pesada do corpo da barata em conjunto com a perda de controle motor ou falta de recursos no ambiente para virar o corpo”, concluiu o biólogo.

Fonte: Isto é dinheiro, UOL

Imagens: Mundo educação, Jornal do pet

O processo de doação de órgãos

Previous article

5 erros que prejudicam o progresso na academia

Next article

Comments

Comments are closed.