Fatos Nerd

Por que o protagonista do GTA 3 não tem voz? Finalmente temos a resposta e pode ser um pouco decepcionante

0

Enquanto todos prestam atenção em GTA 6, nunca é demais relembrar os jogos clássicos da franquia, como GTA 3.

Em Grand Theft Auto 3, o protagonista Claude sempre permanecia em silêncio, mesmo com o caos se desenrolando ao seu redor.

Isso despertou a curiosidade dos fãs sobre o motivo de sua falta de voz. Agora, finalmente conhecemos a razão.

Motivo

Sem explicações mirabolantes, o que torna tudo um pouco decepcionante, o motivo é tão simples quanto a falta de tempo da equipe da Rockstar Games.

Em sua conta pessoal, compartilhando suas experiências na desenvolvedora, Obbe Vermeij, designer que trabalhou na Rockstar North de 1995 a 2009, revelou os segredos dos quatro primeiros jogos da série, desmentindo rumores e especulações.

Apesar de ter retirado o blog do ar em novembro deste ano devido a olhares desfavoráveis de seus ex-colegas da empresa, Vermeij continua ativo em sua conta no Twitter.

Quando questionado por um jogador sobre por que Claude permanece em silêncio durante toda a aventura, enquanto os outros personagens falam, Vermeij compartilhou a resposta.

Osalto significativo que a série deu em dois anos sobrecarregou a equipe da Rockstar. Com isso, ela começou a trabalhar no limite de suas capacidades, e a razão pela qual Claude não fala é simplesmente porque “o departamento de áudio estava ocupado”.

É isso, sem razões filosóficas ou explicações complicadas que dariam margem a múltiplas teorias sobre GTA 3.

A equipe da Rockstar North precisou “criar atalhos”, conforme mencionado pelo ex-designer, para lançar o jogo em 2001, e por isso a ideia de incluir um dublador para Claude foi descartada.

Sobre GTA 3

Grand Theft Auto III, lançado em 2001 pela Rockstar Games, é um marco na história dos jogos eletrônicos e uma peça fundamental na popularização do gênero de mundo aberto.

Ambientado na fictícia Liberty City, o título ofereceu aos jogadores uma experiência revolucionária ao permitir a exploração livre de um ambiente tridimensional vasto e detalhado.

A trama segue o protagonista mudo Claude, que se envolve em atividades criminosas após um assalto que dá errado.

Ao longo do jogo, ele interage com diversos personagens excêntricos e participa de missões que envolvem desde roubos a assassinatos, construindo sua reputação no submundo da cidade.

O destaque de GTA 3 foi sua abordagem não linear e a capacidade de os jogadores escolherem o caminho que queriam seguir na narrativa. Além disso, a liberdade oferecida para explorar a cidade, roubar veículos e causar caos contribuiu para a imersão única do jogo.

A ausência de voz para o protagonista, Claude, tornou-se uma característica distintiva, gerando especulações e discussões entre os fãs.

Como mencionado anteriormente, a razão por trás disso foi a sobrecarga da equipe de desenvolvimento, que estava no limite de suas capacidades durante a produção do jogo. Por isso, o mistério, que dava um ar curioso ao jogo, perdeu um pouco da magia.

Via Flickr

No entanto, GTA 3 ainda estabeleceu muitos dos elementos fundamentais da série, incluindo a perspectiva de terceira pessoa, missões variadas e uma trilha sonora eclética que se tornou icônica.

Seu impacto duradouro na indústria de jogos e a cultura pop solidificaram o status do jogo como um clássico.

Fãs lembram com nostalgia

Além disso, mesmo com essa informação sobre a ausência de voz do protagonista, os fãs ainda lembram do título com nostalgia.

Em termos de tecnologia, ele se mostrou bastante avançado na época, revolucionando não apenas a Rockstar, mas também a indústria do entretenimento eletrônico.

Posteriormente, diversos outros games se inspiraram em GTA 3 para propor suas histórias e linearidades. Por isso, é um título de renome, mesmo com algumas falhas técnicas e sobrecarga de desenvolvimento.

Agora, os fãs esperam que GTA 6 não siga esse mesmo caminho, e tenha uma produção completa, calma e no próprio ritmo.

Como o trailer anunciou lançamento somente em 2025, acredita-se que a Rockstar jamais cometeria esse erro novamente. Até porque a tecnologia empregada atualmente é mais avançada, e permite que as equipes foquem em várias atividades ao mesmo tempo.

Por outro lado, o título promete ser o mais tecnológico da saga, e também irá mudar a indústria como um todo. Assim, as expectativas seguem altas, inclusive para esses detalhes sobre os atores e escolhas de voz.

Seja como for, acredita-se que todos os personagens principais terão dublagem e renderização!

 

Fonte: IGN Brasil

Imagens: Flickr, Twitter

‘Existe a possibilidade de a inteligência artificial se tornar consciente’, diz professor de Oxford

Previous article

“Recortar e colar” com o DNA: aprovado uso de medicamento baseado em técnica de edição genética

Next article

Comments

Comments are closed.