Por que os palhaços usam roupas largas e sapatos grandes?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      05/06/15 às 12h32

Respeitável público, o circo chegou! Sempre que ouvimos essa frase, uma das figuras que vem às nossas cabeças mais rapidamente são os palhaços.

Aqueles sujeitos de cara pintada, roupas e sapatos largos e que fazem muita gente dar risadas. Mas de onde será que surgiu essa caracterização?

Assim como muitas invenções da humanidade, as roupas largas do palhaço surgiram por acaso. Mas a história não tem nada a ver com circos, mas sim com oficiais de cavalaria.

Roupas largas

sapto

No final da Idade Média, em Londres, as pessoas costumavam se reunir para assistir a demonstrações de cavalos. Como o frio era muito intenso, nas reuniões nos estábulos beber também era comum, assim as pessoas se mantinham aquecidas enquanto assistiam aos animais.

As demonstrações eram feitas por oficiais de cavalaria, que saltavam com os cavalos sobre barreiras. Certa vez, um dos soldados responsáveis por posicionar as barreiras chegou cedo demais.

Ele então teria começado a beber para espantar o frio, no entanto ele foi longe demais e acabou bêbado. Quando decidiu colocar o uniforme, acabou pegando o de outro oficial, que era maior e mais gordo.

Quando enfim foi colocar as barreiras, já com o público presente, o soldado que vestia roupas grandes demais para o seu tamanho acabou tropeçando, causando o riso de todos.

Enquanto tentava se recompor, viu que o Capitão o observava nervoso e fugiu de medo, causando novamente os risos da plateia.

Nariz vermelho

pll

Depois da fuga, o soldado esperou pela bronca do seu capitão, que na verdade não brigou com ele, mas pediu que ele repetisse a "apresentação" todos os dias, pois tinha agradado ao público.

O soldado então teria questionado se poderia beber todos os dias, mas o capitão disse que não, pois isso não seria apropriado. Ao invés disso ele teria que pintar o seu nariz de vermelho, simulando embriaguez.

Dessa maneira, as roupas largas e o nariz vermelho acabaram virando sinônimo desses personagens que fazem rir. No entanto, nem todas as pessoas gostam de palhaço. Entenda porque isso acontece clicando aqui.

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+