Personagens praticamente infalíveis nas festas infantis, os palhaços têm a missão de levar alegria e divertir as pessoas, com seus tradicionais narizes vermelhos. Acontece, no entanto, que nem sempre essa missão funciona tão bem assim.
Isso porque tem gente por aí que se arrepia só de pensar nos carinhas dos rostos brancos e bocas super vermelhas. Aliás, para quem conhece alguém assim, um alerta: não é frescura! Embora não seja uma parcela tão grande assim de pessoas que sentem medo dos palhaços, a fobia realmente existe e tem até nome. Chamado coulrofobia, esse transtorno consiste em um pavor agudo à figura circense.
Quem sofre da síndrome, ao se deparar com um exemplar bem caraterístico da classe dos palhaços, pode apresentar reações extremas, como perda repentina de fôlego, arritmia cardíaca, suor excessivo e até mesmo náuseas. Aliás, para os especialistas, quem costuma apresentar esse tipo de reação à simples figura do personagem dos circos pode ter sofrido algum trauma na infância, assim como acontece com a maioria dos distúrbios que trazem pavor.
Mas, como falamos no começo, o que grande parte das pessoas sentem não é exatamente pânico. Muita gente, na verdade, não gosta dos palhaços em si e é essa “raiva” que leva à aversão. Inclusive, há inúmeros sites e comunidades nas redes sociais voltadas à manifestação desses sentimentos negativos com relação ao pessoal do nariz vermelho.
E você, também tem medo deles?