• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Por que os pelos do corpo arrepiam?

POR A redação    EM Curiosidades      04/08/14 às 14h22

Difícil alguém que nunca tenha observado essa reação engraçada do corpo humano, e que também pode acontecer em outros animais. Os pelos se arrepiam e a pele fica toda eriçada por estímulos diferentes e a sensação nem sempre é das melhores. Mas por que isso acontece?

De acordo com especialistas, esse era um método dos corpos de nossos ancestrais indicarem que estavam com frio e uma forma de providenciar o mínimo que seja de aquecimento. Como os primeiros homens da Terra eram muito peludos, a técnica funcionava bem.

Assim que estava exposto a uma situação de frio, o organismo enviava (por meio do cérebro) uma mensagem aos pelos, que se eriçavam. Dessa forma, eles formavam uma espécie de proteção, com ar quente, que protegia as pessoas das baixas temperaturas. Hoje, no entanto, o ato de tremer funciona melhor que a tática dos pelos arrepiados, no caso do frio.

Há também o arrepio pela proximidade de alguma ameaça. Embora a situação seja mais comum em outros animais que não o ser humano, essa resposta do corpo pode ajudar a aumentar o tamanho do bicho diante do inimigo, como acontece com os peludos cães da raça husky.

Outra reação de arrepio que acontece com muita frequência é no caso de sobreaviso do corpo. Essa sim é típica dos humanos e costuma ocorrer quando se recebe um cheiro no pescoço ou um beijinho na orelha, sabe?

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+