Notícias

Portas do Palácio do Planalto precisaram ser abertas por chaveiro

0

As portas do Palácio do Planalto pareciam não estar abertas para a posse do novo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e isso literalmente falando. Antes de assumir oficialmente o cargo e a residência, a equipe do petista precisou chamar alguns encarregados técnicos para ajudar com a situação.

A hostilidade e rivalidade entre o ex-presidente Jair Bolsonaro e o atual regente do Brasil não era segredo. Perto e fora das câmeras, os políticos trocavam mensagens e apresentavam propostas divergentes de governo.

Via El País

No entanto, Bolsonaro não conseguiu se reeleger, sendo o primeiro presidente democraticamente eleito a não completar dois cargos de mandato. Antes de abandonar definitivamente a posição, o presidente e sua equipe parecem ter deixado as coisas mais burocráticas para o novo chefe de Estado.

Antes da posse presidencial, a equipe de Lula precisou preparar o local para a cerimônia, que incluía a subida da rampa e o discurso no alto do palanque. Por isso, visitaram os demais cômodos, garantindo que tudo estava em ordem.

Entretanto, ao chegar no terceiro andar do imóvel, onde fica o gabinete presidencial, tiveram uma surpresa. As portas do Palácio do Planalto estavam trancadas.

Não havia forma de entrar sem destrancar o cômodo, por conta da falta de acesso externo ou por janelas. Além disso, não existiam chaves disponíveis, sequer reservas, para acessar o local. É de costume que mais de uma pessoa tenha as chaves para as portas do Palácio do Planalto, por questão de segurança. Contudo, ninguém localizou uma forma de entrar.

Equipe de Lula chamou chaveiro para as portas do Palácio do Planalto

Assim, foi necessário que a equipe do presidente Lula chamasse um chaveiro às pressas para adentrar o cômodo e garantir que tudo estivesse em ordem para a posse.

E por ser uma estrutura diferenciada, o profissional levou mais tempo para conseguir a combinação correta que permitisse abrir a fechadura e liberar a entrada para os responsáveis.

Via Wikimedia

Caso não tivessem ido ao terceiro andar do pavimento, o presidente Lula poderia ter encontrado a sala trancada, atrasando sua rotina de posse e agenda de novos compromissos.

Felizmente, foi possível reverter a situação, e permitir que as portas do Palácio do Planalto ficassem abertas para recepcionar o novo presidente eleito em 2022.

A cobertura do caso foi feita pela comentarista Natuza Nery, da GloboNews. Segundo fontes da jornalista, outras portas também não tinham chave à vista, e acredita-se que alguém tenha levado, ou roubado. Por conta disso, a equipe de Lula também providenciou uma troca nas fechaduras, para evitar problemas posteriores.

Quando o presidente assumiu, no início do ano, conseguiu entrar em todos os cômodos que precisava, além da posse com a subida da rampa ter sido um sucesso, sem impedimentos de localidade.

Situação desconfortável

Via Estadão

O bloqueio das portas do Palácio do Planalto foi apenas uma das situações desagradáveis que comprovaram o grau de hostilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro para com seu sucessor democraticamente eleito.

Além de pequenos elementos como o sumiço das chaves, outras condições no local também indicam descaso para repassar o cargo. Segundo fontes e exibições, os cômodos estão em mau estado de conservação. Não apenas o gabinete presidencial, mas outros locais da residência também, em todos os pavimentos.

Assim, a equipe de Lula enfrentará algumas dificuldades maiores do que abrir as portas do Palácio do Planalto para o novo presidente. Enfrentando oposição radical e com boa parte da população contra a eleição, o petista precisará de estratégias sólidas para conseguir governar.

No entanto, isso começará após conseguir se instalar adequadamente no local, e a transição já se iniciou com a posse. Todos os cômodos foram devidamente abertos e revistados, e nenhum outro profissional foi necessário.

 

Fonte: Terra

Imagens: El País, Wikimedia, Estadão

 

Filhas de Pelé fazem tatuagem em homenagem ao Rei do Futebol

Artigo anterior

Série Wandinha consegue feito inédito na Netflix

Próximo artigo