icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Primeira americana a andar no espaço é a primeira a chegar no ponto mais profundo do oceano

POR Bruno Dias EM Curiosidades 10/06/20 às 20h17

capa do post Primeira americana a andar no espaço é a primeira a chegar no ponto mais profundo do oceano

Durante muito tempo, as mulheres permaneceram em status bastante inferiores aos homens. Mas não se engane, ao longo da história, muitas foram capazes de superar isso e estabelecer sua real força, mostrando pelo que vieram ao mundo. Assim, foram capazes de moldar o curso da história do país que governavam e em alguns casos, influenciaram até mesmo em mudanças mundiais.

Seja implementando duradouras reformas, ou enfrentando perigosos exércitos, o fato é que as mulheres marcaram presença na construção da história. E claro que ainda marcam.

No último domingo, por exemplo, Kathy Sullivan fez história pela segunda vez. Depois de quase 25 anos dela ter sido a primeira mulher americana a andar no espaço, ela se tornou a primeira mulher a chegar no Challenger Deep. Esse é o ponto mais profundo dos oceanos na Terra. E ela é a única pessoa a ter feito essas duas coisas.

O Challenger Deep fica a quase 11 quilômetros abaixo da superfície do oceano pacífico. Ele fica dentro das Fossas das Marianas, cerca de 300 quilômetros a sudoeste de Guam. A mulher é a oitava pessoa, na história, que mergulhou nesse lugar.

Sullivan, de 68 anos, copilotou um submersível chamado "Limiting Factor" junto com o milionário, aventureiro e investidor Victor Vescovo. E a primeira coisa que os dois fizeram quando voltaram a superfície foi ligar para os astronautas na Estação Espacial Internacional.

"Como um híbrido de oceanógrafa e astronauta este foi um dia único na vida. Ver a paisagem do Challenger Deep e depois compartilhar observações com meus colegas da ISS sobre nossa espaçonave extraordinária, reutilizável e espacial", disse Sullivan.

Desafios

O submersível Limiting Factor foi construído pela Triton Submarines e Caladan Oceanic e cabe somente duas pessoas. Sullivan e Vescovo passaram aproximadamente 10 horas a bordo dele.

Foi um total de quatro horas, até que eles descessem até a profundidade de esmagamento de 10.941 metros. No fundo do oceano, eles ficaram cerca de uma hora e meia. E depois, passaram as outras quatro horas subindo.

"Este é o destino mais exclusivo da Terra. Mais pessoas estiveram na lua do que no fundo do oceano", disse Rob McCallum, sócio fundador da EYOS Expeditions, a empresa que coordenou a missão.

Nas profundezas do Challenger Deep, a água é escura e a pressão é de oito toneladas por polegada quadrada. Isso é aproximadamente mil vezes a pressão no nível do mar. Sullivan descreveu que a pressão no casco do Limiting Factor era parecida com se 7.900 ônibus de dois andares estivessem em cima deles.

Por isso que o casco foi projetado com liga de titânio de nove centímetros, justamente para suportar essa pressão. E ele se provou eficaz nas outras cinco viagens que já tinha feito ao Challenger Deep. Além do que, ele é o único submersível criado capaz de fazer esse mergulho mais de uma vez.

Legado

Sullivan já está acostumada a trabalhar em situações de alta pressão. Em seus 15 anos de carreira na NASA ela participou de três missões em ônibus espaciais. Inclusive, ela estava presente na missão que implantou o telescópio Hubble.

Em 1978, ela foi uma das primeiras mulheres a ser selecionada para o corpo de astronautas da NASA. E no dia 11 de outubro de 1984, ela foi a primeira mulher americana a andar no espaço fora do ônibus espacial.

Depois que sua carreira como astronauta chegou ao fim, ela foi buscar sua outra paixão, a oceanografia. E em 1993, ela foi nomeada como cientista-chefe da Associação Nacional Oceânica e Atmosférica. E de 2014 a 2017, ela foi administradora da associação.


Próxima Matéria
Via   Science alert  
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest