Pum pode ajudar na prevenção do câncer

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      12/07/14 às 22h42

Nada de apelar da próxima vez que alguém soltar uma "bomba" perto de você. Isso porque, segundo cientistas da Universidade de Exeter, no Reino Unido; o odor desagradável do pum pode ser muito útil para a saúde, especialmente na prevenção de sérias complicações, como acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos, artrite, demência e até mesmo câncer.

Mas esse "benefício" não é exclusividade somente dos poderosos "puns". O responsável pelo sucesso das flatulências na prevenção de doenças é o nada amado ácido sulfídrico, também encontrado em ovos podres, por exemplo.

1

Os pesquisadores que coordenaram esse estudo nada cheiroso enviaram doses do tal ácido diretamente para as mitocôndrias, que são organelos celulares. A conclusão disso tudo é que o gás é capaz de preservar essas partezinhas afetadas e manter as células vivas, longe dos males citados no início da matéria.

Depois dessa relativa boa notícia, temos que esperar para conferir quais serão as aplicações da descoberta. Por enquanto, o melhor mesmo é manter as convenções sociais e segurar o pum em público, até que o pessoal da Ciência dê um outro parecer. Não é?

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+