Curiosidades

Quais elementos da tabela periódica são mais comuns no corpo humano?

0

O corpo humano é uma verdadeira máquina. Cada pedacinho de nós está interligado, garantindo todo o bom funcionamento, que nos permite viver e caminhar sobre a Terra. São muitos quilômetros de vasos sanguíneos, milhões de pelos e células, e cada um exerce uma função específica para nos manter protegidos e vivos.

Dentre tudo o que forma o corpo humano estão alguns dos 118 elementos químicos da tabela periódica. Desses mais de 100 elementos, cinco correspondem à maior parte da composição do organismo humano. São eles o oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio e cálcio.

Segundo o químico Steven Townsend, 97% do peso do corpo humano é o resultado da presença desses cinco elementos. A priori pode parecer estranho que esses cinco elementos sejam o que constitui quase todo o nosso corpo. Contudo, isso confirma que a composição elementar do corpo humano é, na realidade, bem simples.

1 – Oxigênio

Mundo educação

Esse é o elemento mais comum no corpo. Segundo Townsend, o elemento ocupa entre 65 e 67% do peso do corpo. Ele é tão abundante assim porque como o organismo é composto, em sua maioria, por água, a maior parte do oxigênio está associada a ela, sendo o “O” de “H2O”.

Entretanto, a presença dele não é somente na água. O oxigênio é fundamental para que determinados processos químicos aconteçam no organismo e na produção de energia.

2 – Carbono

Mundo educação

O segundo elemento químico mais presente no corpo é o carbono, sendo responsável por entre 18 e 19% do peso do corpo. Esse elemento é encontrado na composição das células de gordura, carboidratos e proteínas.

O papel do carbono é ser um dos elementos comuns nos blocos de construção do corpo e dos alimentos que as pessoas comem diariamente.

3 – Hidrogênio

Todo estudo

O terceiro lugar é do hidrogênio, e o que muitas pessoas podem não saber é que existem mais átomos de hidrogênio no corpo do que qualquer outro elemento. No entanto, isso não é traduzido na composição do peso de uma pessoa. Tanto que, em média, ele corresponde entre 9 e 10% da massa corporal.

Essa porcentagem é baixa porque os outros dois elementos, oxigênio e carbono, têm pesos atômicos quase 16 vezes maiores do que o hidrogênio. Assim como o oxigênio, o hidrogênio também está relacionado à água. Mas além disso, ele também é peça chave na composição de proteínas, carboidratos e gorduras.

4 – Nitrogênio

Brasil escola

O quarto elemento mais comum no nosso corpo é o nitrogênio que é conhecido por ser o gás mais abundante na atmosfera da Terra. Contudo, no corpo humano sua presença é equivalente a 3% do peso.

O nitrogênio está ligado diretamente com os aminoácidos, que são proteínas de construção, e também é parte do DNA e do RNA. Por conta disso, o corpo usa esse elemento para armazenar as informações genéticas e reaplicá-las.

5 – Cálcio

Escuelapedia

O quinto elemento da tabela periódica mais comum no corpo humano é o cálcio, responsável por entre 1 e 2% da massa do corpo. Embora sua porcentagem seja baixa, ele é fundamental para a composição dos ossos e dos dentes. Mais especificamente, 99% do cálcio presente no corpo está nos ossos.

Nós evoluímos de primatas comuns até chegar em um ser como conhecemos hoje em dia. Os humanos modernos existem há 200 mil anos e já provaram que nós podemos fazer coisas incríveis com nossos corpos, além de termos mentes bem afiadas que nos diferenciam dos outros animais do planeta. Por isso, quando falamos do nosso corpo, sabemos que ele não pode se resumir apenas em cinco elementos.

Embora esses cinco elementos da tabela periódica sejam os mais presentes no corpo humano, não quer dizer que não existam outros e que eles também não sejam tão fundamentais para o organismo.

Nesse ponto, pode-se colocar o sódio, que representa aproximadamente 0,2% do peso corporal. “É um mineral super importante e ajuda a equilibrar os fluidos do corpo”, pontuou Townsend.

Fonte: Yahoo

Imagens: Mundo educação, Todo estudo, Brasil escola, Escuelapedia

Vampirismo: a doença que matou centenas de pessoas no século 18

Artigo anterior

É possível morrer após levar um tapa muito forte?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido